Os refugiados no cinema

No dia que essa coluna for ao ar (20) estará sendo comemorado o dia do refugiado. Milhões de pessoas ao redor do mundo fogem de sua terra natal, muitas vezes para salvar as próprias vidas, em busca de abrigo em outros países. O Brasil é um dos destinos procurados, recebendo centenas todo ano.

O cinema sempre gostou de contar a história dessas pessoas sofridas em busca de uma sobrevivência e dignidade, o que gerou filmes excelentes. Listarei alguns deles:

O Terminal – Tom Hanks interpreta um turista que, enquanto voa para os EUA, seu país sofre um golpe militar e deixa de existir, tornando seu passaporte inválido. Com isso, ele é obrigado a viver durante 9 meses num terminal de aeroporto em construção. Baseado em uma história real, o filme trata com bom humor e uma generosa dose de drama o problema de refugiados de países em guerras civis.

Hotel Ruanda – O filme conta a história do Genocídio de Ruanda, uma das guerras civis mais violentas da história. No longa, o dono de um hotel abriga mais de mil e duzentos refugiados de uma etnia que está sendo caçada pela etnia rival, colocando em risco sua vida e de sua família. Um gigantesco exemplo de amor ao próximo e solidariedade em meio ao caos das guerras civis africanas.

Neste Mundo – Nesse longa britânico de 2002 vemos a historia de dois jovens refugiados afegãos que fogem de um campo de concentração no Paquistão rumo à Europa, passando por contrabandistas, traficantes e zonas hostis em locais como Iran e Curdistão. O filme mostra que, por menor que sejam as chances, os refugiados não pensam duas vezes em escapar do inferno em que vivem. O filme foi premiado com o Kikito de ouro no Festival de Cinema de Berlim.

*Foto Capa: Reprodução Internet

About De olho na 7ª arte

Jonathan Miranda é carioca, mas não gosta de praia e ama frio. Criador e gestor do portal PlayStorm, jornalista por formação, amante da 7ª arte e apavorado por estar chegando aos 30 anos.

Check Also

Surrealismo de Luis Buñuel é tema de mostra na Caixa Cultural 

A mostra Luis Buñuel – Vida e obra mostra todas as potencialidades da obra do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.