Campus do IFRJ já tem data e local para começar a funcionar em São João de Meriti

Recentemente, uma reunião no Rotary Club de São João de Meriti contou com a presença de servidores do campus, rotaryanos, políticos e empresários locais (Assimp Meriti/Divulgação)
Recentemente, uma reunião no Rotary Club de São João de Meriti contou com a presença de servidores do campus, rotaryanos, políticos e empresários locais (Assimp Meriti/Divulgação)

A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em São João de Meriti é uma realidade que já tem data para entrar em funcionamento: 29 de agosto. Trabalhando, desde 2011, junto aos órgãos responsáveis para abrigar a instituição, a Prefeitura cedeu o Ciep 132 Municipalizado São João Bosco para abrigar, provisoriamente, o campus. Dessa forma, as aulas devem ser iniciadas na última semana do mês de agosto.

 
O local definitivo para a sede do IFRJ, que vai receber o nome do empresário Arthur Antônio Sendas, será no Parque Novo Rio, no bairro Venda Velha. No entanto, até o término das obras, a unidade funcionará no bairro de Éden. As atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação serão focadas nos arranjos produtivos locais e nas demandas regionais. Para a definição dos cursos que serão oferecidos, foi criada uma comissão composta por representantes do instituto, da Prefeitura de São João de Meriti e da sociedade civil organizada.
 
O município foi contemplado pelo Governo Federal na Fase III da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além de a cidade apresentar avanço significativo na educação, de acordo com o secretário de Trabalho Ciência e Tecnologia, Pedro Fernando de Souza Rodrigues, o campus será importante para a capacitação de mão de obra local, já que a região apresenta a maior concentração demográfica da América Latina. As opções vão qualificar os cidadãos para atuarem dentro e fora de São João de Meriti.
 
Cursos como engenharia e produção cultural já foram sugeridos. No entanto, a decisão sobre os cursos que serão oferecidos pela instituição será tomada somente após a análise de uma comissão formada por representantes dos segmentos estudantil, empresarial, governamental, sociedade civil e redes estadual, pública e privada. 
 
Na próxima quarta-feira (22), uma reunião com a comissão de implantação do Campus São João de Meriti, que vai contar com a presença do diretor de expansão de campus IFRJ, Marcus Freitag, e o diretor do campus de São João de Meriti, Sérgio Moraes, vai começar a estruturar o funcionamento da instituição.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Inscrições do Parlamento Juvenil são prorrogadas até o dia 30

As inscrições para a décima edição do Parlamento Juvenil foram prorrogadas até o dia 30 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.