Teste rápido e barato indica vírus da zika

mosquitoAssim como já ocorre com diversas outras doenças, a empresa OrangeLife, maior fabricante brasileira de testes para diagnóstico rápido, desenvolveu o exame para análise do zika vírus. O teste pode ser feito em minutos, apenas com o espetar de um dedo.

A técnica desenvolvida pelo laboratório é utilizada e exportada para diversos países para o diagnóstico de doenças como dengue, chikungunya, HIV, sífilis, hepatites B e C, toxoplasmose, hanseníase, malária, mioglobina, e creatinina. É uma tecnologia inovadora, rápida, eficaz e barata.

Como todos os testes rápidos, o resultado é fornecido em menos de 20 minutos e são realizados com o auxílio de um aparelho, o Smart Reader, que tem um teste específico para cada doença, onde será necessário, a inserção no aparelho dos sintomas apresentados pelo paciente e de apenas uma gota do sangue, assim como nos exames de glicemia.

O aparelho já tem aprovação da Anvisa e é considerada na área de saúde como uma opção mais barata e rápida em comparação a outros testes: o molecular e o sorológico, que não saem por menos de R$ 1 mil e o resultado pode demorar até dez dias.

A OrangeLife estima que o novo teste custará em torno de R$25 para o consumidor final, (preço médio dos demais exames já realizados) e terá a vantagem do diagnóstico quase imediato.

Segundo Marco Collovati, presidente da empresa e pesquisador, já é possível com o método utilizado, chegar ao diagnóstico de zika por exclusão, considerando que a análise pode ser feita por uma junção de exclusão e sintomatologia.

A OrangeLife planeja distribuir o teste para todo o país e que os exames possam ser feitos em farmácias, em hospitais ou em campanhas.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Zika Vírus: saiba tudo sobre a doença que já chegou no Rio

Febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. Esses são os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.