Sustentabilidade é foco em empreendimento materno

Duas mães, dois negócios e um objetivo em comum: investir em um negócio próprio, que não visa apenas o lucro, mas sim uma mudança no padrão de consumo. O Portal O Rio entrevistou Danielle Abreu, empresária à frente da Ecojuba, e Fernanda Telles, à frente da Naturalmente. Confira!

PRODUTOS ECOLÓGICOS PARA BEBÊS

Danielle Abreu está à frente da EcoJuba, empresa de venda de produtos ecológicos para bebês (Fotos: Divulgação)
Danielle Abreu está à frente da EcoJuba, empresa de venda de produtos ecológicos para bebês (Fotos: Divulgação)

Militar de carreira, formada pela Academia da Força Aérea, Danielle Abreu largou a estabilidade financeira para criar a EcoJuba, empresa de venda de produtos ecológicos para bebês. “Com a gravidez senti a necessidade de agilizar meus planos de sair do meu emprego e empreender. Não havia a menor possibilidade de, ao término da licença maternidade, eu retornar ao tradicional trabalho que nos deixa 10h por dia fora de casa, isso não fazia mais o menor sentido para mim tendo um filho”, diz Danielle, que tem 29 anos e é mãe do Léo, de um.

A mudança, também de endereço, já que desde a gravidez ela e seu marido se mudaram para Teresópolis, Região Serrana do Rio, aconteceu rapidamente. Léo nasceu em junho, em setembro Danielle começou a dar forma aos seus planos e em novembro a loja estava no ar. “O objetivo da EcoJuba é oferecer opções mais sustentáveis e uma maternagem mais consciente. A ideia é ter apenas itens realmente úteis, que sejam feitos, sempre que possível, de alternativas ao uso do plástico”, explica Danielle, que ainda completa: “A EcoJuba valoriza o trabalho artesanal e prioriza fornecedoras de outros empreendimentos maternos ou familiares. Trabalho apenas com produtos nacionais, produzidos prioritariamente com matéria prima também de origem nacional”. Com isso, segundo Danielle, a loja busca não só uma mudança do padrão de consumo, mas também no padrão da produção, incentivando uma economia mais consciente e solidária. “Desde o início dos planos, sempre foi importante para mim ter um foco não só ambiental, mas também social e político”, afirmou a empresária, que além de gerir os fornecedores, o estoque, o marketing da loja e a produção própria, também participa de eventos como feiras e chás de bebê.

Quando questionada sobre satisfação na vida de mãe empreendedora, Danielle não hesita e diz: “Sem dúvida alguma minha maior satisfação é estar presente na minha família! Ser mais vida pessoal do que vida profissional – e olha que trabalho dia e noite sem parar (risos). Além disso, me sinto cumprindo um papel maior na sociedade, vejo diretamente o resultado do meu trabalho”. Já quando o assunto é desafio, a empresária afirma que o maior deles é a divisão do tempo entre a mãe, a dona de casa e a empresária. “É tudo home office! Fica um pouco confuso e às vezes um atropela o outro. Diminuir o salário não é tão difícil como todo mundo teme, a gente se adapta e abre a cabeça para outros hábitos. Diminuir o padrão de consumo não dói tanto assim!”, concluiu.

PRODUTOS E SERVIÇOS NATURAIS

Fernanda Telles está à frente da Naturalmente, empresa de serviços e produtos naturais
Fernanda Telles está à frente da Naturalmente, empresa de serviços e produtos naturais

Uma mamãe, cansada da ausência de produtos 100% naturais no mercado, criou seu próprio sabão natural para uso de sua filha Iasmin, que hoje tem um ano e três meses. Foi após o primeiro lote deste sabão que surgiu a Naturalmente, em junho de 2014, no Rio. “O nascimento da Iasmin mudou minha relação com o trabalho. Meu emprego perdeu sentido e procurar uma babá ou uma creche após quatro meses de licença maternidade também não tinha sentido nenhum para mim. Mas, ao mesmo tempo que desejamos ficar com nossos bebês, parte da nossa realização pessoal está vinculada ao trabalho, com nossas habilidades e vocações. Da mesma forma o dinheiro precisa aparecer, porque as contas no final do mês existem. A mudança profissional resultou na maior proporção do meu emponderamento feminino, a satisfação de trabalhar em casa ao lado dos filhos e ter o próprio negócio”, diz Fernanda, que também é mãe de Igor, de 13 anos.

Hoje a Naturalmente disponibiliza um portfólio de produtos 100% naturais que inclui óleos essenciais, vegetais e acessórios de aromaterapia, além de uma linha de serviços focada para a educação, uma linha de produtos para o consumo e uma linha exclusiva para mamães e bebês. A linha educacional engloba cursos direcionados para a produção de cosméticos naturais, saboaria e para o ensino de gastronomia natural e a linha de produtos consiste em cosméticos naturais e saboaria com propriedades aromaterapêuticas para uso geral. “Nosso objetivo é disseminar a possibilidade de um estilo de vida sustentável por meio da alimentação consciente e da utilização de biocosméticos, através de cursos, vídeos e informações divulgadas por meio das redes sociais”, diz Fernanda Telles.

“Acho que o melhor de ser mãe empreendedora é ter a liberdade de escolher os horários de trabalho, poder levar os filhos para determinados eventos, estar com eles presentes durante a produção e reuniões de trabalho. De fato, isso não tem preço”, opina Fernanda, que antes de trabalhar em seu próprio negócio trabalhava em lojas com comissão. “Fui gerente de loja de uma marca de moda feminina no Rio de Janeiro, portanto, empreender é uma continuidade de fazer as coisas acontecerem como fazia na loja onde eu administrava, sendo que agora com muito mais amor por ser um negócio meu, em que acredito e posso estar ao lado dos meus filhos”, completa.

Sobre a satisfação e os desafios, Fernanda conclui: “Trabalhar empreendendo sonhos é a maior satisfação. E o desafio é atender a demanda sem perder a filosofia por trás da produção artesanal.  Ser fiel ao estilo de vida que buscamos: natural, humanitária e de integração na família, na comunidade e respeitando sempre a natureza”.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Check Also

Viva os cachos: 1º Encontro Cacheia + Casa Nostra Cosméticos no Rio

Cacheadas, fiquem atentas! No dia 9 de julho, de 10h as 18h, acontece o 1º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.