Manteiga x margarina: o que consumir?

Embora estejam uma ao lado da outra na geladeira do supermercado, muitos não sabem a diferença entre manteiga e margarina e colocam os produtos como se fossem apenas um. E não são. Para esclarecer essa diferença e entender qual o produto mais adequado para o consumo humano, o Portal O Rio entrevistou a nutricionista Carolina Marques.

Além de conhecer os produtos, inclusive em sua produção, você ainda vai aprender a fazer uma manteiga de azeite.

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

A manteiga é derivada do leite, ou seja, é um alimento de origem animal. Possui níveis de colesterol e de gorduras saturadas, e tem, sim, um valor calórico considerável. No entanto, ela é naturalmente rica em ácidos graxos essenciais e auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis. Fora que organismo reconhece a gordura da manteiga e consegue metabolizá-la, diferente da margarina. Esta é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais, que sofreram um processo químico que os tornam sólidos em temperatura ambiente, além de um monte de conservadores, estabilizantes, aromatizantes, corantes e outros aditivos. Assim a margarina é uma opção rica em gorduras trans e gorduras poliinsaturadas, que contribuem para um grande número de doenças.

Entre um e outro, o que escolher na hora de acompanhar o pão e o biscoito?

Sem dúvida a manteiga pelos motivos acima. Para os intolerantes à lactose, a boa sugestão é a manteiga ghee ou manteiga de azeite.

Para fazer a manteiga de azeite: Coloque azeite extra virgem (marcas que apresentam acidez menor que 0,5%) em forminhas de gelo com ervas como orégano, tomilho, alecrim, louro e alho. Deixe na geladeira por no mínimo quatro horas para ficar com a consistência mais sólida. Depois é só servir).

Entre ambos e um requeijão ou apenas um queijo, o que é mais saudável e, portanto, o ideal para consumo?

Depende da pessoa, como trabalho com nutrição funcional, que avalia o melhor e pior alimento para cada um, isso é muito individual. Mas a dica é buscar o alimento menos industrializado possível. Se as pessoas pararem para ler a lista de ingredientes de uma margarina vão ver muitos aditivos e siglas que a maioria se quer sabe o que são.

Há uma quantidade máxima determinada que uma pessoa pode ou deve consumir diariamente da manteiga ou da margarina?

Isso varia muito, de acordo com necessidades, peso, objetivos e condições genéticas. Mas em uma dieta convencional umas duas colheres de chá por dia está ok.

Aponte, por favor, benefícios (se tiver) da manteiga e da margarina para nós humanos.

Benefícios da manteiga, já que não considero a margarina uma opção saudável:

– É derivada do leite, ou seja, é natural;
– Auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis;
– Tem ação antifúngica;
– É rica em omega 6;

Malefícios da margarina:

– Aumenta em até 50% o risco de doenças do coração;
– É um produto e não um alimento. A diferença é enorme. É criada em laboratório, utiliza-se inúmeros aditivos sintéticos, que perturbam nosso metabolismo e desequilibram o sistema imunológico.
– Aumenta em até cinco vezes o risco de câncer;
– Aumenta o colesterol total, diminui o HDL (bom colesterol) e aumenta o LDL (colesterol ruim);
– É rica em gorduras trans e gorduras poliinsaturadas;

Afinal, é realmente necessário excluir a margarina da lista de consumo?

Não tenho dúvidas que sim!

Ao retirar a margarina do consumo diário, há alguma opção que a substitua na hora de preparar um bolo ou qualquer outra receita?

Manteiga ghee (uma manteiga sem lactose), óleo de coco e a manteiga de azeite.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

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