Pelos caminhos do Morro da Urca

trilha
Caminho da trilha do Morro da Urca (Fotos: Reprodução Internet)

O Morro da Urca abriga um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro. Muito conhecido pelas suas curvas vistas de diversos lugares, inclusive da Ponte Rio-Niterói, e também pelo Pão de Açúcar e o bondinho, o morro vai além dessas paisagens já conhecidas e cristalizadas. E pode te proporcionar muito mais! Pela trilha, que segue da pista Cláudio Coutinho na praia Vermelha, na Urca, você deixa de pegar o primeiro bonde pra vislumbrar os encantos da mata por um trilha considerada leve. O contato com a natureza mais aproximado, o encontro com os habitantes, como pássaros e macaquinhos, faz com que qualquer um renove as energias. Se você curte a natureza, com certeza vai gostar desse caminho alternativo que tem paradas obrigatórias para alguns registros fotográficos.

A subida não é cansativa, mas não deixa de ser uma trilha. Ou seja, a depender do seu preparo físico, o caminho é feito com mais ou menos tranquilidade e cansaço. Em geral, a trilha do Morro da Urca é considerada leve e por esse motivo você vai esbarrar com crianças acompanhadas, claro, de seus responsáveis. Os pequenos sobem tranquilamente, mas todo cuidado é pouco. Se for em família, andem próximos deles… 

O caminho, embora não seja tão sinalizado, é bastante demarcado. Ou seja, é possível se guiar por isso também… Ao todo são cerca de 40 minutos de trilha e chegar ao Morro da Urca por esse caminho alternativo causa um mix de sentimentos. Alívio por conseguir fazer a trilha até o fim, encantamento com todo o caminho e muita felicidade em contemplar toda aquela vista incrível que um dos pontos turísticos mais visitados do Rio proporciona. É lindo mesmo! E vale muito a pena descansar da caminhada respirando ao puro e aproveitando cada segundo!

Se quiser ir ao Pão de Açúcar, na bilheteria é possível comprar apenas este trajeto. No final do passeio, para descer para a Praia Vermelha, você pode optar por voltar pela trilha pelo mesmo caminho ou descer de bondinho (comprando também apenas a descida). Qualquer uma das opções que você escolher será ótima, tenha certeza. Só são diferentes!

A boa notícia é que neste mês de setembro retorna a promoção Carioca Maravilha no Bondinho do Pão de Açúcar. Além do desconto de 50% no ingresso para cariocas e moradores do Rio e Grande Rio (nela, o ingresso sai a R$ 38 para adultos e R$ 19 para crianças de 6 a 12 anos), o projeto traz de volta o “Bondinho das Crianças”, programação infantil que acontece todos os sábados de setembro, de 10h ao meio-dia. O projeto funciona nos meses de baixa temporada (de março a junho e de setembro a novembro). Não se esqueça: para ganhar o desconto no ingresso, o visitante precisa apresentar um documento oficial com foto na bilheteria do teleférico, no caso de nascidos no Rio e Grande Rio. Já no caso dos moradores devem levar um comprovante de residência impresso e nominal.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Check Also

Viva os cachos: 1º Encontro Cacheia + Casa Nostra Cosméticos no Rio

Cacheadas, fiquem atentas! No dia 9 de julho, de 10h as 18h, acontece o 1º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.