Viventes: mostra com testemunhos do holocausto que vivem no Brasil

A exposição Viventes, com obras da fotógrafa Marian Starosta e curadoria de Eder Chiodetto, terá sua abertura amanhã (09), às 16h, no Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário da PUC Rio, e poderá ser visitada até 11 de agosto. A mostra, que faz parte do evento FotoRio 2016 e tem entrada franca, será uma instalação construída a partir de histórias orais, de retratos dos sobreviventes e do contexto em que vivem hoje, além de fotografias de objetos e documentos registrados a partir de visitas da fotógrafa em residencies de 29 viventes que chegaram ao Brasil após terem escapado do holocausto.

O projeto foi iniciado em 2013 com o objetivo de fazer um inventário dos sobreviventes do holocausto que vivem hoje no Brasil. Com idades entre 70 e 110 anos, eles são os últimos testemunhos vivos do terror que se viveu na Segunda Guerra Mundial contra os judeus.

Depois de Porto Alegre, onde foi exibido dentro da programação do FestFoto Poa, Viventes chega ao Rio de Janeiro. Ainda neste ano será lançado o livro que, além das fotografias de Marian Starosta, terá textos do rabino Nilton Bonder, da artista Leila Danziger, do curador Eder Chiodetto, do fotógrafo Rony Maltz e da historiadora Laura Trachtenberg com projeto gráfico de Elisa Von Randow.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Resenha das Pretas: samba, gastronomia e moda

Neste sábado (24), vai rolar mais uma edição da Resenha das Pretas no Centro do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.