Pizza: receitas saudáveis e nutritivas

Quem não gosta de pizza? Poucos sabem, mas a pizza é um alimento que fornece vários nutrientes quando preparada corretamente — e não apenas para ser uma guloseima. Além disso, pode ser uma ótima opção para o lanche das crianças.

De acordo com a professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Flávia da Silva Santos, a massa é uma fonte de carboidratos, que fornece energia para a prática de atividades, podendo ficar ainda mais nutritiva quando adicionada de farinha de trigo integral, rica em fibras. Para pessoas com intolerância ao glúten, pode-se substituir a farinha de trigo pela batata doce e amido de milho, farinha de arroz ou polvilho doce. Na cobertura, podemos escolher queijos menos gordurosos, que irão fornecer cálcio e magnésio.

Receitas:

Massa de pizza de batata doce
1 ½ xícara (chá) de farinha de arroz
1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
2 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada
2 ½ colher (café) de fermento biológico seco
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
1/2 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada
2 ovos
1/2 xícara (chá) de água morna
1/4 de xícara (chá) de óleo de girassol

Modo de fazer:
Dissolva o fermento e o açúcar na água. Deixe descansar por 10 minutos (ou até formar uma espuma). Bata os ovos rapidamente com o azeite e a batata. Em seguida, adicione o fermento. Junte os ingredientes secos já misturados (aos poucos e só até dar o ponto de uma massa homogênea) e amasse muito bem até desgrudar totalmente das mãos. Deixe descansar coberta com um pano na geladeira por 15 minutos. Abra os discos sobre um pedaço de filme plástico. Espalhe um pouco do molho e pré-asse em forno médio (180 °C) por 20 minutos.

Massa de pizza integral
1 ½ xícaras de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de trigo
1 colher sopa margarina light derretida
1 xícara de água morna
10 a 15 g de fermento biológico
Sal a gosto

Modo de fazer:
Em um refratário, despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal. Acrescente a margarina e, na sequência, metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando a mistura estiver homogeneizada, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha. Deixe descansar por 15 minutos. Espalhe na forma e coloque a cobertura.

Recheios:
Cobertura de brócolis:
1 xícara de molho de tomate
200 gramas de mussarela picada
200 gramas de brócolis pré-cozido
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picado
Sal a gosto
Orégano a gosto

Modo de fazer:
Em uma frigideira, doure o alho no azeite, acrescente os brócolis e tempere com sal. Retire o disco de pizza do forno, passe o molho de tomate, coloque o brócolis e por cima salpique o queijo mussarela e o orégano. Volte ao forno até que derreta o queijo e sirva em seguida.

Observação: os brócolis podem ser substituídos por abobrinha ou berinjela em rodelas, chicória ou manjericão.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Ateliê de confeitaria faz oficinas de doces inspirados na culinária brasileira e francesa

A oportunidade de participar de uma aula e aprender uma receita diretamente com um dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.