Parabéns para a arte carioca: aniversário do Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino

gau
Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino (Foto: Reprodução Internet)

Hoje é um dia de festa para a cidade do Rio de Janeiro.  Apesar de os inúmeros problemas que temos visto nesta época de Olimpíadas, nem tudo são más notícias.

Preocupados com o fato de a cidade apenas reaproveitar 3% das 8,4 mil toneladas de lixo geradas por dia, alguns entusiastas do bem-fazer resolveram dar a volta por cima e tomar uma atitude positiva.

Idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB e em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, nasceu esta iniciativa pioneira no Rio e no Brasil, o Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino.

O espaço foi criado para retratar o ciclo de reaproveitamento dos resíduos urbanos transformados em obras de arte.

Inaugurado há exatamente 14 anos, no dia 1 de julho, o GAU é um espaço destinado a incentivar artistas, profissionais e cidadãos envolvidos na prática do reaproveitamento e da reciclagem de materiais, com o objetivo de reduzir, através da arte, a enorme quantidade de resíduos urbanos produzidos a todo instante. O nome do galpão presta homenagem ao arquiteto e artista plástico Helio Guimarães Pellegrino, um dos pioneiros na arte da reciclagem no Brasil.

O espaço tem produzido, incentivado e apresentado diversas exposições e oficinas de artistas e artesãos que se valem do reaproveitamento de resíduos descartados. O GAU é um misto de projeto ecológico, cultural e social, e procura mostrar a importância da preservação do meio ambiente.

Na frente do Galpão pode se vislumbrar uma das obras do artista, um painel de cinco metros de altura por dez de largura, em que o artista utilizou restos cascalhos e outros materiais de construção para transformar a fachada em cariocas passeando de bicicleta num mosaico representando o equilíbrio necessário para se viver nos dias de hoje.

Para comemorar esta data, os responsáveis pelo espaço estão convidando todos para comemorarem o aniversário do Galpão. As comemorações iniciaram com a oficina do artista das tampinhas, Alfredo Borret, para alunos da Escola Suíço-Brasileira.

Após o almoço haverá uma reunião com artistas e profissionais do ramo para se atualizarem dos projetos e exposições para o segundo semestre do ano.

Mas não para por aí, o espaço também conta com uma galeria de arte para a visitação de segunda a sexta feira, das 9h às 17h.

Venha conhecer o GAU e fazer parte desta turma que faz a diferença!

SERVIÇO:
Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino
Rua Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea
Em frente ao Planetário da Gávea

About Artes

Músico, artista visual e produtor, Christian Pierini faz uma reflexão sobre a arte e entretenimento no Brasil e no mundo.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

5 comments

  1. That’s really thniikng of the highest order

  2. No question this is the place to get this info, thanks y’all.

  3. That’s the smart thinking we could all benefit from.

  4. For me personally, I don’t get regular dental checkups because of the cost, pure and simple. It isn’t just the cost of the checkup itself either – it’s the exorbitant cost of any treatment that may be necessary.

  5. Implicada: La verdad es que cualquiera que hubiera visto a este animalito lo recoge y se lo lleva. Mas bien no entiendo como alguien tuvo el corazon de dejarlo ahi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.