Fiat quarentona

coluna fiat
Em 40 anos, quase 15 milhões de carros foram fabricados pela Fiat no Brasil (Foto: Fiat/divulgação)

O último sábado (9) foi dia de festa para a Fiat, que completou 40 anos de atividades no Brasil. Em 9 de julho de 1976, sua fábrica em Betim era inaugurada em cerimônia com direito a presença do então presidente da república Ernesto Geisel e autoridades brasileiras e internacionais. O primeiro carro a sair do forno foi o hatch 147, que faria história durante os 11 anos de sua produção. Ao todo, foram fabricadas pouco mais de 709 mil unidades do 147/Spazio de 1976 a 1987.

No entanto, nenhum carro ajudou tanto a Fiat a se consolidar no Brasil como o Uno. De 1984 a 2013, foram produzidas quase 4 milhões de unidades do hatch e vendidas mais de 3,5 milhões. Seu sucessor acabou por conviver ao seu lado e bombou os números da montadora italiana na segunda metade das décadas de 1990 e 2000. De 1996 a 2003, foram pouco mais de 3 milhões de unidades do Fiat Palio, com 2,92 milhões de carros vendidos.

Apesar das “quatro grandes” terem perdido o status de outrora, a Fiat chega aos 40 anos com saúde de jovem senhora e apostando na modernidade dos produtos que nascem do recém-formado FCA Group – vide sucesso de Fiat Toro e Jeep Renegade – para voltar a liderar o mercado, fato que ocorreu 14 vezes. De acordo com números da fabricante, nesses 40 anos de estrada já foram produzidos quase 15 milhões de veículos.

Frota entregue
Os carros da frota do Comitê Rio 2016 já estão rodando pelas ruas cariocas. A Nissan entregou no início desta semana cerca de 4.200 veículos de diferentes modelos para atender as necessidades de mobilidade no dia a dia do maior evento esportivo do mundo. Entre os veículos estão mais de 200 unidades do novíssimo Nissan Kicks. Os modelos vão servir para o transporte de membros de delegações, convidados e atletas e suporte às atividades operacionais e competições. Os carros serão guiados por voluntários selecionados pelo Comitê Organizador.

SUV Lexus entre nós
Os fãs da Lexus – marca de luxo da Toyota – já encontram nas concessionárias da marca a nova versão do SUV RX-350, com preços que variam entre R$ 337 mil e 353 mil. Com motor 3.5L V6 de 24 válvulas, que rende 305 CV aos 6.300 rpm, o carro é equipado com transmissão automática de oito velocidades em modo sequencial. Entre os equipamentos de conforto e segurança, se destacam o Start Button (sistema de ignição simplificado ao toque de um botão), 10 airbags, Controle de Assistência de Arranque em Subida, Controle Eletrônico de Tração e de Estabilidade Veicular, além de quatro sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. O sistema de freio é a disco com ABS, EBD a BAS. O ar-condicionado é dual zone e a tela multimídia LCD é de 12 polegadas, com conexão bluetooth.

Mercado
Chegamos à metade do mês de julho com números nada animadores no ranking de modelos mais vendidos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em consulta feita na quarta-feira (14), vemos o GM Onix sustentando a liderança com 3.884 unidades vendidas, sendo seguido de perto pelo Hyundai HB20, que tem 3.361. Estas parciais estão bem distante da metade do que foi vendido de cada modelo no último mês. Quem ocupa a terceira colocação é o Ford Ka, com 2.445 unidades, à frente de VW Gol, com 2.311 e Toyota Corolla, que fecha o TOP5, com 2.305.

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

Check Also

Chute inicial

Entre os mais ligados no setor automobilísticos, poucos foram o que não notaram no carro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.