Quarteto Radamés Gnattali levará música de concerto para bebês em 8 comunidades do Rio

Concerto para Bebês é um projeto da Baluarte Cultura em parceria com o Quarteto Radamés Gnattali voltado para crianças de 0 a 6 anos, moradoras de áreas pacificadas. A maioria, na certa, terá a sua primeira experiência com a música clássica, em repertório escolhido a dedo e interpretado pelo premiado Quarteto Radamés Gnattali. Ao todo, serão 16 apresentações gratuitas a serem realizadas em 8 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) e Creches Municipais, da Prefeitura do Rio, patrocinadora através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta primeira edição, os pequenos moradores do Anil, da Cidade de Deus, do Engenho Novo, do Complexo do Alemão, do Complexo da Maré, de Manguinhos e de São Carlos terão a oportunidade de assistir aos espetáculos, que devem ser vistos por cerca de 1500 crianças nos dias 13, 14, 15 e 17 de junho.

Com duração de cerca de 30 minutos, apontado como o tempo média de concentração nesta faixa etária, o Concerto para Bebês vai encantar a criançada em momentos lúdicos, elaborados com um cuidado especial: Perceber a reação da plateia. Os músicos estarão atentos à receptividade dos pequenos, e se moldarão às respostas do público mais sincero que um artista pode ter, aquele que só dança e sorri se realmente gostar do que ouve e vê. Essa interação foi pensada para que seja muito prazeroso esse contato inaugural dos bebês com a música de concerto.

“A oferta de projetos culturais focados na primeira infância ainda é muito pequena por aqui. As crianças não têm a oportunidade de ir a uma sala de concerto, pela exigência do silêncio. Estamos muito felizes de contribuir nesse sentido”, exulta Paula Brandão, sócia da Baluarte Cultura e mãe do Tito.

Para Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali e mãe da duplinha Ílan e Emilia, “o mundo é decodificado pelos bebês pelos seus sons desde o útero materno. Diversas pesquisas feitas pelo mundo já confirmaram aquilo que a gente que é mãe vivencia na prática: A música tem influência significativa no desenvolvimento da criança. Tudo o que acontece em termos sonoros nessa primeira infância é muito importante para os nossos filhos”.

Villa-Lobos abre e pontua os concertos

O programa abre com a animada “Cantiga de roda” (Villa-Lobos), dos favoritos compositores do Quarteto Radamés Gnattali, emenda com a magistral “Guilherme Tell” (Rossini) avança para a lenta e delicada “Pavane” (Fauré) e repousa na cantiga de ninar “Canário” (Villa-Lobos). Em seguida, é a vez da instigante e misteriosa “Havanera de Carmen” (Bizet), que salta para “Atché” (Villa-Lobos) defendida no gogó pelos músicos.

As obras de Mozart são temas de pesquisas no mundo todo e os especialistas afirmam que as suas criações ajudam no desenvolvimento intelectual e criativo, sobretudo de bebês. “Pequena serenata noturna” (Mozart) traz de volta a concentração dos pequenos. Antes dos aplausos finais, o quarteto ainda faz ao vivo a emocionante “Peer Gynt” (Grieg), que vem sendo usada nos desenhos animados há décadas, e os acordes de “Oda à alegria” (Beethoven) entram para que a despedida seja naquele alto astral.

Dia 13 (segunda-feira):

ANIL – EDI Norma Andrade Nogueira, às 8h30 e às 9h30

CIDADE DE DEUS – EDI Ana Carolina Pacheco da Silva, às 11h e às 13h30

Dia 14 (terça-feira):

ENGENHO NOVO – Creche Municipal Nosso Cantinho, às 8h30 e às 9h

COMPLEXO DO ALEMÃO – EDI Prof Valéria Pereira de Souza Pinto, às 11h e às 13h30

Dia 15 (quarta-feira):

COMPLEXO DA MARÉ – EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort, às 9h e às 13h

COMPLEXO DA MARÉ – EDI Azoilda Trindade, às 10h30 e às 14h

Dia 17 (sexta-feira):

MANGUINHOS – Creche Municipal Manguinhos, às 8h30 e às 9h15

SÃO CARLOS – Creche Municipal Estácio de Sá, às 14h e às 14h30

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.