Decoração imponente e atemporal

Mostra Casa de Ideias_Ton Sur Ton_Suely Ruon e Priscila Ruon - Foto Marcelo Stammer
Mostra Casa de Ideias, Ton Sur Ton, Suely Ruon e Priscila Ruon (Foto: Marcelo Stammer)

Seja na pintura, objetos ou nos tecidos, o preto é, sem nenhuma dúvida, uma das cores mais procuradas e interessantes para ser usada na decoração. Por ser uma cor neutra e de fácil combinação, está presente na maioria das casas, morando até mesmo nos pequenos detalhes.

Utilizar o preto na decoração pode ser uma ótima escolha para quem quer ousar e tornar o espaço mais original. Basta dosá-lo e você terá um ambiente mais aconchegante e acolhedor, desmistificando a teoria de que a cor funciona como um sinônimo de tristeza, monotonia e negatividade.

De acordo com a arquiteta Daniela Barranco Omairi, o efeito dramático que surge com a utilização do preto pode facilmente ser desfeito com o uso de objetos diversos que suavizam o espaço. “O conceito do preto remete à noite e ao vazio, por esse motivo, exige o acompanhamento de tons neutros e com elementos de cores vivas para criar um contraste visual e deixar o ambiente com um aspecto confortável”, afirma.

A profissional ainda explica que ao optar pelo preto no décor deve-se levar em conta a luminosidade, ventilação e a finalidade do espaço. “Para obter um ambiente preto elegante é preciso utilizar a iluminação correta. Dê preferência por utilizá-lo em pontos estratégicos de um ambiente que você gostaria que fosse o centro das atenções e opte por iluminações fortes próximas aos objetos e paredes nessa tonalidade”, completa.

A percepção do espaço também pode ser definida pelo lugar nos quais são aplicadas as cores claras e escuras. Para criar um ambiente mais aconchegante, Daniela aconselha a pintar o teto e as paredes de preto, porque a cor tende a diminuir visualmente os espaços, mas se o resultado esperado é ampliação, o melhor é uso do branco como base e o preto apenas para os detalhes.

Por fim, a arquiteta pontua que se a ideia de paredes pretas assusta, o ideal é começar apenas com alguns acessórios, afinal, basta um toque da cor para conseguir um resultado imediatamente apelativo. “O preto cria um grande impacto no espaço, mas também funciona muito bem como elemento secundário. Ele pode até aparecer em grandes quantidades nos ambientes e, mesmo assim, deixar o cômodo vivo e brilhante. Escolha uma estrutura branca e depois use o preto para criar um pormenor inesperado, como na pintura do gesso, por exemplo, mantendo, ao mesmo tempo, a característica dramática e o espaço sofisticado”, finaliza.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.