Hermeto Pascoal: 80 anos do campeão

hermeto
Hermeto Pascoal (Foto: Reprodução Internet)

Há 80 anos (mais precisamente dia 22 de junho, quarta feira) em Olho d’água, estado de Alagoas, nascia um dos maiores gênios da música popular brasileira e mundial. Depois criado em Lagoa da Canoa, que na época ainda fazia parte do município de Arapiraca, Hermeto Pascoal, arranjador, compositor e multi-instrumentista, já na infância confeccionava instrumentos musicais a partir de todo tipo de material que encontrava. Fascinado pelos sons da natureza, o músico ainda improvisava pífanos em canos de mamona para tocar para os pássaros. Com sobras de material descartadas pelo avô que era ferreiro, ele as pendurava em um varal e passava horas a fio tirando sons de percussão. Com sete para oito anos, o pequeno Hermeto já arriscava algumas melodias no oito baixos (espécie de sanfona) do seu pai e nunca mais largou o instrumento. Começou a tocar com seu irmão mais velho, José Neto, em casamentos e forrós. Aos 14 anos se mudou para Recife para tocar com seu irmão nas rádios locais e lá conheceu o sanfoneiro Sivuca, constantemente confundido com Hermeto pela semelhança na aparência. No Recife, ele se casou com Ilza da Silva com quem viveu 46 anos e teve seis filhos. Nesta época conheceu o piano e foi tocar com o mestre da guitarra Heraldo do Monte. Em seguida, foi para João Pessoa (Paraíba) para tocar com a Orquestra Tabajara. Depois de Pernambuco e Paraíba, mudou-se para o Rio em 1958. Mais tarde foi trabalhar em São Paulo e conheceu o baterista Airto Moreira com quem integrou o Quarteto Novo, grupo que já apresentava refino nos arranjos e harmonias e onde começou a mostrar seu talento como compositor e arranjador.

Do Brasil para o mundo
Em 1970, convidado por Airto e pela cantora Flora Purim, Hermeto Pascoal foi para os Estados Unidos onde conheceu e gravou com Miles Davis que ficou impressionado com seu talento e com seu ouvido absoluto. Em 1976, de novo nos EUA, gravou seu primeiro sucesso mundial, o álbum “Slave Mass”. Após o sucesso de suas músicas e o reconhecimento de seu talento e criatividade, começou a participar de Festivais de jazz pelo mundo se apresentando em palcos renomados como o Festival de Mountreux na Suíça e em outros diversos palcos na Europa e Japão. Em Copenhague (Dinamarca), a Orquestra Sinfônica local executou sua “Suite Pixitotinha” em concerto transmitido via rádio para toda a Europa. Além de EUA, Europa e Japão ele fez uma apresentação para 2000 crianças na Argentina e montou seu equipamento em uma piscina montada no palco.

As façanhas do “bruxo” não param por aí. Após seu aniversário em 1996, Hermeto criou o projeto “Calendário do som”, compondo uma música por dia, do dia 23 de junho do mesmo ano até seu aniversário em 1997. Em 1999, ele gravou o CD “Eu e Eles” onde tocou todos os instrumentos. Já nos anos 2000, Hermeto casou-se com a cantora Aline Morena e começou a se apresentar em dupla no projeto “Chimarrão com Rapadura”. Nesta década se apresenta em Londres com uma Big Band e logo após em turnê solo pelo Japão. Sempre em busca de novas experimentações, em 2013 lançou o DVD intitulado “Hermeto brincando de corpo e alma”, produzido por Aline Morena, e gravou composições somente com sons emitidos do corpo. Atualmente, ele se apresenta com cinco formações diferentes: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.

80 anos de música
Em comemoração aos seus 80 anos, Hermeto se apresenta com seu grupo em diversos espaços culturais do Rio de Janeiro, antes de seguir para turnê na Europa, com shows ao longo de julho na Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha.

Esta semana, o músico fez show na Areninha Carioca, que leva seu nome, em Bangu, onde foi homenageado com uma exposição sobre sua obra e com a participação especial de diversos artistas.

Ainda dá tempo de comemorar com nosso “Campeão” neste sábado (dia 25), em Madureira. Hermeto sobe ao palco para tocar teclado, chaleira, escatela, berrante, copo com água, sanfona de oito baixos, flauta-baixo, entre outros objetos.

SERVIÇO:
Hermeto Pascoal – 80 anos
Arena Carioca Fernando Torres
Dia 25 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 20h
Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira

About Artes

Músico, artista visual e produtor, Christian Pierini faz uma reflexão sobre a arte e entretenimento no Brasil e no mundo.

Check Also

Nirvana: Taking Punk to the Masses no Rio de Janeiro

Os amantes da cultura grunge e da banda mais representativa deste cenário, já podem comemorar! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.