“Das Virgens Em Cardumes e Da Cor das Auras” na Colônia Juliano Moreira

manto-de-apresentação
Manto da Apresentação (Foto: Divulgação)

O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, na Colônia Juliano Moreira, inaugurou, no dia 4 de junho, a exposição “Das Virgens Em Cardumes e Da Cor das Auras”, com curadoria de Daniela Labra. Com duração de sete meses, de junho de 2016 a janeiro de 2017, a exposição apresenta uma seleção de 60 obras da coleção do museu que remetem à perspectiva mística, sacerdotal e performática de Bispo do Rosário, como o Manto da Apresentação. Também serão expostos estandartes, roupas bordadas, objetos, faixas de misses e filmes documentais sobre sua obra e vida.

“As peças escolhidas remetem a um universo de memórias coletivas e individuais, de lembranças inventadas de eventos sociais e de celebração festiva ou solene”, explica Daniela. A exposição inclui instalações de artistas contemporâneos como Sincretismo Sincronizado, instalação sonora de SIRI, apresentada na íntegra pela primeira vez, e Materializador de Sonhos, de Nadam Guerra. Além dessas, uma programação com 10 performances acontecerá sempre no último sábado do mês, entre junho e setembro.

“Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras”, título da exposição, vem da reunião de duas frases de Bispo do Rosário, que sugerem imagens de movimento, inter-relações e colorido. “Venham as Virgens em Cardumes” é encontrada em um bordado em que Bispo descreve virgens, cardumes, desejos e milagres em um fluxo de palavras e visões transpostas. A pergunta “Qual a cor da minha aura?” é atribuída ao tempo em que ele morou sozinho, durante sete anos, em uma ala do Pavilhão 10, transformada em cela/ateliê. Nessa época, Bispo interrogava os visitantes antes de permitir a entrada de quem chegava.

“A exposição evoca, no título e no formato, as delirantes imagens poéticas de tantas frases de Bispo, um criador de objetos e narrativas. No imaginário popular, o artista é uma figura quase mística, próxima ao sacerdote, com seu manto mágico garboso, que escrevia recados da humanidade para o fim do mundo”, explica Daniela.

A exposição é realizada com recursos obtidos a partir do Edital de Fomento à Cultura 2015.

SERVIÇO:
“Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras”
Período: de junho/2016 a janeiro/2017
Dias e horários de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 17h
Endereço: Estrada Rodrigues Caldas, 3400, Colônia Juliano Moreira – Taquara – Jacarepaguá
Entrada franca
Classificação livre

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Resenha das Pretas: samba, gastronomia e moda

Neste sábado (24), vai rolar mais uma edição da Resenha das Pretas no Centro do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.