“O bigode” estreia dia 20 de maio, no teatro Maison de France

o-bigode
Espetáculo O Bigode (Foto: Aline Macedo)

A adaptação inédita para os palcos da obra “O Bigode”, do francês Emmanuel Carrère, estreia dia 20 de maio (sexta-feira) no Teatro Maison de France, no Centro do Rio. O espetáculo narra a história de um homem que enfrenta uma crise de identidade após decidir raspar seu bigode.

Dezenove anos após seu lançamento, O bigode foi adaptado para o cinema, roteirizado e dirigido pelo próprio Carrère. Mas, até hoje, a obra nunca havia sido adaptada para o teatro. Diante do desafio de tornar dramaturgia a literatura, a presente adaptação, assinada Ricardo Leite Lopes, dirigida por Eduardo Vaccari e interpretada por Vicente Coelho, Dulce Penna e João Lucas Romero, que juntos formam o Grupo LUPA, pretende alcançar o ritmo vertiginoso da narrativa original, explorando desde seu humor patético até a inevitável tragédia.

O enredo
Numa manhã, um homem, ao se barbear, pergunta a sua esposa: “E se eu raspasse o bigode?” De saída, ela responde encorajando-o ao ato. Ele aproveita sua rápida ausência e decide fazer-lhe esta surpresa. Raspa o bigode que usava há anos. Porém ao retornar ao apartamento ela não faz nenhum comentário e parece ignorar a mudança no visual do marido. De início, parece se tratar de uma brincadeira da esposa. Aos poucos a situação vai se tornando mais curiosa, pois as outras pessoas que ele encontra também não notam ou, pelo menos, não comentam a diferença. Já irritado e desgostoso com a suposta brincadeira de mau gosto, ele finalmente decide perguntar: “Você não vai falar nada sobre eu ter raspado o bigode?” Ao que ela responde: “Que bigode? Você nunca teve bigode!”

Este é o ponto de partida de “O Bigode”. O advento que desencadeia a crise de identidade deste personagem sem nome, esta trama que flerta com o absurdo, um conto de terror psicológico. Estaria ele louco? Nunca teria usado bigode? Ou seria a esposa, quem teria enlouquecido?

SERVIÇO:

O Bigode
Teatro Maison de France  (Av. Pres. Antônio Carlos, 58, Centro)
Estreia: 20 de maio, sexta-feira, às 20h
Temporada: 20 de maio a 19 de junho de 2016
Sexta e sábado: 20h
Domingo: 18h
Ingresso: R$ 40,00 (sexta-feira) R$ 50,00 (sábado e domingo)
Classificação indicativa: 16 anos

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.