A medicina e o equilíbrio do corpo e bem-estar

A vida agitada e a falta de tempo para cuidar de si mesmo no dia-a-dia são alguns dos comportamentos mais comuns entre os pacientes que entram na sala do médico angiologista e nutrólogo Hugo Coelho Neves, que atende na Clínica Varizes.com, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Dentre as reclamações mais frequentes estão a insatisfação com o peso corporal, a falta de energia durante o dia, a dificuldade de emagrecimento e de seguir dietas radicais. A maioria procura ajuda para melhorar a performance e a produtividade, longevidade saudável, prevenir doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, diminuir o estresse ou achar um equilíbrio entre corpo e a mente para assim alcançar o bem-estar.

A medicina avançou muito nos últimos anos e hoje já é possível prevenir doenças que ainda nem se desenvolveram, fazer exames com resultados precisos e vencer doenças que antes não tinham cura. Mas segundo o especialista, muitos fatores estão envolvidos no caminho à saúde plena, começando pela conscientização do comportamento de cada indivíduo e o que ele faz para alcançar uma vida com mais saúde. No consultório do médico, especializado em angiologia e nutrologia, ele utiliza junto com os seus conhecimentos de ciência do corpo humano fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda, Aromaterapia, entre outros estudos e técnicas específicas como o Mindfulness.

Segundo ele, é necessário estar sempre se atualizando e buscando técnicas alternativas para oferecer um diagnóstico cada vez mais completo entendendo a complexidade de cada ser humano. “Acredito que quanto mais completa for a minha avaliação do paciente e mais técnicas eu tiver domínio, mais conseguirei ajudar meus pacientes a serem pessoas saudáveis e realizadas. Hoje já sabemos que o conhecimento da medicina não é só saber orientar sobre o melhor remédio ou tratamento, mas é importante se concentrar no momento em que se está realizando o atendimento, compartilhar o conhecimento com o seu paciente e olhar toda a complexidade que cada caso exige. Entender quais são as principais dificuldades, a funcionalidade e como aquela pessoa se comporta para assim desenvolver um planejamento individual para cada um”, explica ele.

Para o médico são três fatores essenciais para quem deseja conquistar equilíbrio entre e corpo e mente. São eles: manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e ter uma rotina leve.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Mente em Forma para superar a compulsão alimentar

A compulsão alimentar é um problema que atinge até 4% da população geral e 6% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.