Diversão, arte e cultura

PortalORioMeu nome é Christian Pierini e, a partir de hoje, todas as quintas-feiras, vou escrever sobre arte, cultura e entretenimento aqui no Portal O Rio. Para ilustrar meu primeiro texto, escolhi o trabalho de arte que fiz a partir da logo do Portal O Rio. Junto à ela, desenhei o Pão de Açúcar, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Por ser um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio, achei que ficaria perfeito para o trabalho. E realmente ficou!

Por falar em Rio de Janeiro, nós cariocas temos que nos sentir privilegiados. O Rio de Janeiro é um dos estados com maior verba federal destinada à cultura e também é um dos estados que tem maior número de equipamentos culturais e museus do Brasil.

Na contramão destas estatísticas, vemos um maior domínio da cultura dos meios de comunicação de massa nas periferias e também a má distribuição destes equipamentos culturais em relação ao perímetro da cidade.

Os museus, casas de espetáculos e demais equipamentos culturais, em sua maioria, se encontram na região central e na Zona Sul da cidade. Deixando a desejar, no que se diz de sua abrangência, nas demais regiões: Norte e Oeste.

Sou carioca, nascido na Zona Norte e me estabilizei na Zona Oeste do Rio, no bairro de Campo Grande. Aqui, desde a minha infância, participei de movimentos e grupos de teatro e música. Integrei a ONG União de Grupos e Artistas de Teatro da Zona Oeste que, no início dos anos 1990, depois de muitas projetos e iniciativas, estabeleceu sua sede no Teatro de Arena e planejou e formatou o projeto piloto que futuramente seria popularmente conhecido como Lonas Culturais do Rio de Janeiro.

Depois de anos de luta, conseguimos uma doação da Prefeitura do Rio, de uma lona, para cobrir o Teatro de Arena Elza Osborne.

Desta época para cá, acumulei uma experiência de mais de 20 anos nas áreas de produção cultural (eventos, peças de teatro etc), atuei como músico em diversos gêneros musicais e, por fim, concluí minha formação acadêmica em artes visuais. Área em que atuo e que trarei algumas dicas e questionamentos sobre sua função na sociedade contemporânea.

Na próxima semana, farei um breve histórico sobre o projeto Lonas Culturais e sua importância no cenário carioca.

Deixo aqui em aberto solicitações de assuntos a serem abordados na coluna sobre arte, cultura e entretenimento. Quem quiser enviar sugestões para a coluna, favor mandar um e-mail para christianlona@gmail.com e, na medida do possível, trarei novidades sobre os assuntos sugeridos.

Termino aqui parafraseando Nietzsche sobre a função da arte no cotidiano: “Precisamos da arte para não morrer da verdade”.

Uma boa semana para todos!

About Artes

Músico, artista visual e produtor, Christian Pierini faz uma reflexão sobre a arte e entretenimento no Brasil e no mundo.

Check Also

Nirvana: Taking Punk to the Masses no Rio de Janeiro

Os amantes da cultura grunge e da banda mais representativa deste cenário, já podem comemorar! …

3 comments

  1. Parabéns, Christian!
    Tudo o que acontece é fruto de muito trabalho, dedicação e talento!
    Desejo todo sucesso nessa nova empreitada, pois existe mérito pessoal e a Zona Oeste merece e precisa dessa visão que nada tem de provinciana ou sectária.
    Acompanharei com o interesse e incentivo de sempre.
    Te admiro mais a cada dia!
    Saudações musicais, visuais e transcendentais,

    Angélica Angelo

  2. Parabéns Crhistian… Sei que tudo isso e fruto do seubom trabalho. Muito sucesso. Te amo muito

  3. Parabéns mano, sucesso nessa nova etapa sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.