Contra a Influenza: mais de 1 milhão de pessoas já foram vacinadas

A Prefeitura do Rio já imunizou mais de 1 milhão de pessoas na Campanha de Vacinação contra a Influenza, incluindo doentes crônicos. Os dados são referentes até o dia 07 de maio. A campanha é voltada para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, e profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este número representa 58,1% da população alvo da campanha. A meta é alcançar 80% – 1,2 milhão de pessoas.

A vacinação começou no dia 25 de abril e segue até o próximo dia 20, nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da Influenza contidos na vacina.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

Para as mulheres até 45 dias após o parto, na hora da vacinação será solicitada comprovação da condição clínica. Para os doentes crônicos, deverá ser apresentada a prescrição do médico. Portadores de doenças neurológicas devem consultar seu médico antes de tomar o imunizante e pacientes com quadro febril precisam aguardar a melhora do estado de saúde. Para as crianças são necessárias duas doses num intervalo de um mês entre elas. A vacina é contraindicada para pacientes com histórico de alergia grave (anafilaxia) e prévia a algum de seus componentes.

Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada de 2016 do Hemisfério Sul, a vacina influenza trivalente (utilizada na campanha) é composta por cepas do vírus Myxovirus influenzae, fragmentados, inativados e purificados de Influenza A (H1N1) pmd09; Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem Victoria). São disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur (França).

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Mente em Forma para superar a compulsão alimentar

A compulsão alimentar é um problema que atinge até 4% da população geral e 6% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.