Cecierj amplia acesso à formação de qualidade

A Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vem se afirmando como referência nacional e internacional na modalidade de Educação a Distância. A iniciativa – que triplicou suas vagas e dobrou a quantidade de polos de atendimento a partir de 2007 – atende atualmente a cerca de 100 mil estudantes de diversas faixas etárias e poderes aquisitivos.

O sucesso no Rio prossegue com a perspectiva de integrar todos os serviços nos núcleos espalhados pelo estado – os polos totais. Dois deles já se encaminham para adotar este modelo: Rocinha e Resende. Além da graduação, a Fundação Cecierj contempla, basicamente, a Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e o Pré-Vestibular Social.

Os cursos de graduação semipresenciais são vinculados ao consórcio Cederj formado pelas universidades públicas Uerj, Uff, UFRJ, UFRRJ, UniRio, Uenf e Cefet/RJ. Sua proposta é levar àqueles que vivem no interior a possibilidade de frequentar uma graduação de qualidade. Este consórcio, formado pelas principais universidades públicas instaladas no estado, oferece vagas em 15 cursos.

O modelo semipresencial oferece ao estudante materiais didático impresso e digital gratuitos, tutoria presencial especializada nos polos regionais, laboratório, bibliotecas e avaliações presenciais.

Referência internacional

Representantes de diversos países, como Espanha, México, Angola e Moçambique, já vieram ao Rio conhecer o trabalho da Fundação Cecierj. Além disso, o material didático produzido pela fundação é referência para instituições de ensino brasileiras, localizadas em estados como Minas Gerais, Paraná, Acre e Pará.

A iniciativa, idealizada há quase 20 anos pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, também contribuiu no cenário nacional, sendo fonte de inspiração para a Universidade Aberta do Brasil. O sistema integrado por universidades públicas oferece cursos de nível superior para camadas da população, que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da Educação a Distância.

No âmbito internacional, o convite recebido pela Fundação Cecierj para que esta presidisse a Associação Ibero-Americana de Educação Superior a Distância (AIESAD) configurou em mais um reconhecimento técnico à instituição. A AIESAD atua para impulsionar, promover e integrar a Educação Superior a Distância, sobretudo entre as 13 nações que compõem a associação, com mais de 30 instituições de ensino participantes.

Rede Ceja

Através da Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), a Cecierj atende a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que estão fora da idade escolar. Está distribuída em 61 polos e conta com 45 mil alunos.

 Pré-Vestibular Social

O Pré-Vestibular Social é um curso preparatório gratuito para as provas de acesso às universidades públicas. É dirigido aos estudantes que já concluíram ou estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou o equivalente.

Divulgação científica

A divulgação científica da Cecierj tem como missão promover a difusão da Ciência e Tecnologia para a população fluminense, além de despertar a vocação para a ciência.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Segundo pesquisa, cariocas estão satisfeitos sexualmente

O Sexlog, um dos maiores portais de conteúdo adulto do Brasil, realizou uma pesquisa sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.