A beleza da arte aplicada em vidro de Claudia Ferraz

vidroA transparência e a vivacidade do vidro fascinam gerações de artistas que criam, com esse material, objetos de moda e de decoração que são verdadeiras obras de arte. A arquiteta Claudia Ferraz é considerada uma das maiores artistas brasileiras com habilidades aplicadas em vidro. Com um olhar diferenciado para essa arte pouco conhecida, ela divide seu tempo entre o ateliê de produção e o showroom, espaço onde exibe seu trabalho, ambos situados na Zona Sul carioca, em Ipanema.

Mesmo alguns apreciadores dessa arte não imaginam que as milhares de cores e texturas alcançadas em cada peça que sai do forno da artista são desenvolvidas utilizando a própria matéria-prima: o vidro. “É mais comum o contato com peças pintadas à mão ou com a utilização de outros materiais para colorir o vidro. Mas na minha produção utilizo uma técnica diferente que aproveita o pó de vidro para criar as cores, o que possibilita uma infinidade de opções”, conta a artista.

E engana-se quem acredita na fragilidade das peças, já que a técnica utiliza várias camadas do material deixando o acabamento bastante fortalecido. “Nós aproveitamos todo o vidro que utilizamos e outros materiais reciclados, então nada é perdido no ateliê. Se não deu certo da primeira vez ou se temos sobra de material, volta tudo para o forno”, diverte-se ela.

ClaudiaFerraz
Segundo Cláudia, nada é descartado, todo o vidro é aproveitado (Fotos: Divulgação)

A facilidade de possuir equipamento de alta tecnologia rende novas experiências para a artista. Com outros acessórios e materiais ela consegue diversificar a sua linha de produtos e personalizar até portas e janelas para a decoração de ambientes. “Quando escolhemos a técnica que vamos utilizar, o ideal é trabalhar com a melhor matéria prima disponível no mercado. E são poucas as fábricas no mundo de vidro colorido para o trabalho de fusão”, explica ela.

A linha Home conta com vasos, placas, mosaicos, pratos, bowls e luminárias, entre outros. Enquanto isso, no segmento de moda a marca criou a linha “Gioias” – Joias de Vidro, que foi a última a ser lançada. Para a confecção a artista utiliza fios de prata, acessórios de metal folheados, pedras e couros, que complementam as diversas peças criadas, como: braceletes, colares, brincos, pingentes, pulseiras de relógio e anéis.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Batons metálicos: entre nessa moda você também

Sucesso há alguns anos, os batons metálicos voltaram com tudo! Mas, calma! Apesar de ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.