Afinal, quanto vale a sua empresa?

moedasQuando chega a hora de expandir, atrair investidores ou até mesmo o momento de vender um negócio, o primeiro questionamento que surge na mente de um empreendedor é: “Mas quanto vale minha empresa?”. Apesar da aparente simplicidade do questionamento, determinar o preço justo de uma ação no mercado não é tarefa fácil e implica a observação cautelosa de diversos itens, a começar pela estimativa de ativos intangíveis, como a própria marca, relacionamento com o cliente e tecnologia.

Todo empresário precisa conhecer a fundo o perfil do seu negócio e saber quanto ele vale para conquistar investidores. Tendo essa informação em mãos, é possível planejar-se e perceber as melhores oportunidades. Para isso, existe uma ferramenta que auxilia o empreendedor a estimar o preço de sua empresa, denominada valuation, que é o termo em inglês para avaliação de empresas ou ativos.

Valuation é o processo utilizado para mensuração do valor de mercado de um negócio e funciona com uma importante “arma” de negociação. A operação é realizada por meio de uma projeção futura da geração de caixa da empresa, em determinado período, visando analisar sua capacidade de geração de riqueza.

De acordo com Leonardo Grisotto, consultor de pequenas e médias empresas na Leão Bravo Finanças Estratégicas, existem dois métodos para o cálculo do valuation, que podem ser utilizados de forma combinada ou independente, dependendo da situação atual da instituição. “A metodologia mais conhecida utiliza o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) da empresa como base para calcular seu valor no mercado. Mas ainda temos a avaliação por Múltiplos, que aplica como parâmetro informações de empresas comparáveis”, explica.

Grisotto pontua que a escolha da metodologia é um fator primordial para uma avaliação justa do empreendimento. “Utilizar as ferramentas corretas para uma gestão eficiente pode ser a garantia de um bom resultado, por isso, é importante que o consultor esteja atento às necessidades de seu cliente e forneça informações precisas de todos os ativos, passivos, receitas, custos e despesas da empresa”, afirma.

Um caso real de consultoria valuation

“Todo empresário deve ter um valuation atualizado, pois essa é a principal ferramenta antes de qualquer tomada de decisão e a bússola para uma gestão inteligente”, afirmou Rodrigo Nogueira, diretor da Nutribrands – empresa que administra um conglomerado de marcas americanas de suplementação para atletas –, quando procurou pela ajuda do consultor Leonardo Grisotto para conhecer o verdadeiro valor da sua empresa.

Segundo Grisotto, a necessidade da Nutribrands era de caráter mais emergencial e com foco na venda, o que levou ao uso da metodologia FCD . “Uma vantagem do método do fluxo de caixa descontado é a possibilidade de fornecer um indicador objetivo em vez de apenas o preço da ação de uma empresa, e o melhor, de forma mais rápida e independente”, explica.

Apesar da análise valuation considerar o cálculo da geração de caixa nos anos futuros, o consultor explica  que na Nutribrands os principais itens observados foram os produtos comercializados e a força da marca, a fim de fornecer ao empresário uma noção mais exata do potencial de geração de resultados que a empresa tem. “Com a valuation em mãos o empresário cria prioridades na gestão e consequentemente, aumenta sua eficiência no mercado”, aponta.

Por fim, o consultor recomenda que embora o caso ilustrado seja de caráter comercial, é interessante que o cálculo do valor da empresa seja feito mesmo quando não há a intenção de venda. Afinal, empresas que estão conscientes do seu valor têm mais facilidade de identificar caminhos para o crescimento e conseguem de forma mais rápida e fácil analisar se o momento é de realizar empréstimos ou “abrir mão” de ações.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

O desemprego na Geração Y

O momento desfavorável no mercado de trabalho não tem hora nem idade para acontecer. De …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.