Refrigerantes light, diet e zero: você sabe a diferença entre eles?

Segundo nutricionista, todos os refrigerantes podem causar problemas de saúde (Foto: Reprodução Internet)
Segundo nutricionista, todos os refrigerantes podem causar problemas de saúde (Foto: Reprodução Internet)

Com variadas opções, não é novidade que o refrigerante é uma das bebidas mais consumidas em bares, restaurantes e festas. E, para muitos, a ingestão destas bebidas não é esporádica e faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Para atender às demandas, a indústria alimentícia “coloca” no mercado variações do refrigerante comum e atribui especificidades, como light, diet e zero.

Mas, afinal, você sabe a diferença entre eles? De acordo com a nutricionista Natália Eudes, não existe diferença: “Ambos são adoçados artificialmente, com adoçantes, e não contém açúcar. A indústria usa estratégias de marketing para trocar os termos permitidos pela legislação, e mudam os ‘nomes’ quando variam o tipo de adoçante usado na fabricação”. Ainda segundo ela, todos os refrigerantes, em excesso, podem causar doenças e problemas de saúde. “A curto prazo traz retenção de líquidos, excesso de consumo calórico que causa sobrepeso, gordura abdominal, celulite e obesidade. A médio prazo causa perda de massa óssea, cáries dentais, gastrite e diabetes”, explicou a nutricionista.

VÍCIO EM REFRIGERANTES
Não é incomum algumas pessoas relatarem o “vício” por refrigerantes. Mas é possível reverter a situação com aumento da ingestão de água e educação alimentar. “É necessário treinar o paladar e descontaminar as papilas gustativas da língua pela hiperestimulação do sal e do açúcar presentes em excesso no refrigerante”, afirmou Natália.

Para substituir o refrigerante, as dicas são os chás gelados (opcionalmente com hortelã ou gengibre), águas aromatizadas frescas e sucos naturais. Além de fazer bem à saúde, e também ao corpo, são opções saudáveis e deliciosas.

About Juliana Torres

Co-fundadora do Portal O Rio, Juliana Torres administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. A jornalista, que é pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação, já passou por assessorias de comunicação e redações de jornais impressos.

Check Also

Pizza: receitas saudáveis e nutritivas

Quem não gosta de pizza? Poucos sabem, mas a pizza é um alimento que fornece vários …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.