Saúde: como a alimentação pode influenciar no envelhecimento da pele?

Essa, talvez, seja uma das grandes dúvidas das mulheres, que ainda muito mais que os homens preocupam-se diariamente com a aparência e a idade. Mas a nutricionista Bruna Araújo Queiroz, que conversou com a equipe do Portal O Rio, é enfática: “Nós somos reflexo do que comemos”. Essa foi a síntese para a problemática alimentação x rejuvenescimento.

Para Queiroz, o motivo de tanta preocupação com o rosto é justamente porque é ele quem mais reflete o passar dos anos e, por este motivo, o desejo de sempre poupá-lo de grandes agressões e deixá-lo em dia com a beleza. Mas a tarefa não é tão simples assim e está diretamente ligada com a alimentação. Para facilitar, a nutricionista listou alimentos que ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele. Confira!

Água: o ideal é ingerir pelo menos dois litros por dia.

Aveia: este alimento ajuda no controle do colesterol, no aumento do fluxo sanguíneo e na produção do colágeno. O ideal é consumir duas colheres de sopa (crua ou cozida) ao dia. Lembrando que a aveia cozida reduz um pouco alguns nutrientes, mas ainda é muito nutritiva.

Colágeno: para produzirmos colágeno precisamos de vitamina C, que está contida nas frutas e em pequenas quantidades em legumes e verduras.

Beta caroteno: esta substância, tão importante para a pele, é encontrada em alimentos amarelos e verdes escuros, como: cenoura, manga, nectarina, abóbora, rúcula, couve, acerola.

Atum: rico em nutrientes importantes como proteína, selênio, zinco, vitamina E e ácidos graxos essenciais (principalmente Ômega 3), o atum ajuda e muito a manter a integridade da pele.

Iogurte e leite: ricos em cálcio, estes alimentos previnem a osteoporose e ajudam no controle do peso. Também ajudam a minimizar a inflamação e melhoram a pele. Dê preferência ao leite semidesnatado para melhor absorção do cálcio.

Castanha e arroz integral: são fontes de zinco, mineral com potencial antioxidante que também contribui para a imunidade. Colaboram, ainda, para uma melhor cicatrização.

Vegetais  de folha escura: fornecem boas quantidades de vitaminas do complexo B, acido fólico e ferro.

Semente de linhaça: excelente fonte de ômega-3, que modula a resposta inflamatória, melhora a cicatrização da pele, tem efeito antioxidante, hidratante e fotoprotetor.

*Foto da capa: Reprodução Internet

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

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