Palio que se cuide

Com números ruins, Fiat Palio pode perder o título de carro mais vendido do ano (Foto: Fiat/divulgação)
Com números ruins, Fiat Palio pode perder o título de carro mais vendido do ano (Foto: Fiat/divulgação)

Em outubro, o cenário do ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostra algumas constatações relacionadas aos três modelos mais vendidos do país. A primeira, é que a apenas dois meses do fim do ano, Fiat Palio e GM Onix estão definitivamente embolados na briga pelo mais vendido de 2015. A segunda observação é que enquanto Hyundai HB20 e GM Onix já têm suas melhores marcas, o hatch da Fiat tem, por enquanto, seu pior número. Enfim, vamos aos números de outubro, segundo consulta feita no dia 31. Apesar de ser difícil, pode acontecer alguma mudança em colocações, mas não acredito que a ordem dos três mais vendidos se altere.

Pronto para lacrar mais um mês na liderança, o GM Onix estava com 11.104 unidades vendidas, com Hyundai HB20 em segundo, com 9.706, e Fiat Palio em terceiro, com 8.103. Depois de ter despencado no ranking em setembro, quando vendeu 5.254, seu pior número do ano, o VW Gol se recuperou um pouco, alcançando o quarto lugar, com 6.658 unidades vendidas até o dia 31. Quem fechava o TOP5 era o GM Prisma, com 6.261.

A partir do quinto lugar, a briga é mais intensa e o risco de rolar uma ultrapassagem até o fechamento do mês é considerável. Com 5.858 unidades comercializadas, o Ford Ka ocupava, no sábado, a sexta colocação, seguido de perto pelo Toyota Corolla, em sétimo, com 5.621 e Jeep Renegade, em oitavo, com 5.608. Completam a lista dos dez carros mais vendidos, o Fiat Uno, em nono, com 5.451, e o Honda HR-V, em décimo lugar, com 5.413 unidades vendidas.

No mundo

E o carro mais vendido do mundo? Você sabe qual é? A Focus2Move, instituição que analisa números de centenas de mercados espalhados pelo mundo, divulgou na semana passada o ranking dos modelos mais vendidos do mundo com os números de agosto já acrescentados. Então vamos responder o questionamento. O carro mais vendido do mundo em 2015 é o Toyota Corolla, com 869.546 unidades vendidas. Com este número, o sedã japonês deve fechar o ano na frente, já que o vice-líder, Volkswagen Golf, tem 692.508, diferença quase impossível de tirar até o fim do ano. A picape Ford F-series aparece em terceiro lugar, com 588.831, enquanto Ford Focus está em quarto, com 561.681. Quem fecha o TOP5 mundial é outro Toyota, o Camry, que tem 533.416 unidades comercializadas até agora.

Boa notícia

Como os leitores já devem ter percebido, a coluna é fã dos elétricos e dos veículos não poluentes e por aqui não se perde a oportunidade de falar sobre o assunto. Então, não vamos deixar passar em branco a boa notícia da semana. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou na semana passada resolução que reduz de 35% para zero a alíquota do Imposto de importação para carros elétricos e movidos a células de combustível. A medida exige que o carro tenha autonomia mínima de 80 quilômetros. Estão dentro do benefício unidades importadas desmontadas ou semidesmontadas.

Má notícia

A Honda colocou culpa no mercado para explicar a decisão de adiar o início das operações da fábrica de Itirapina (SP) para uma data ainda não definida. Segundo a empresa, a planta de Sumaré (SP) dá conta de suprir a (baixa) demanda do mercado, já que em 2016 a previsão é que o ritmo das vendas não mude muito. Ainda de acordo com a montadora japonesa, os investimentos em Itirapina continuam.

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

Check Also

Saindo do forno

Novidade alemã no Brasil A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (30), o início das vendas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.