Mais Renegade do que Gol

Jeep Renegade entrou pela primeira vez no TOP10 dos mais vendidos do Brasil (Foto: Jeep/divulgação)
Jeep Renegade entrou pela primeira vez no TOP10 dos mais vendidos do Brasil (Foto: Jeep/divulgação)

Como numa sessão de “Vale a pena ver de novo”, o mercado de automóveis no Brasil continua batendo recordes negativos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos novos em setembro caíram 3,46% em relação a agosto e recuaram 32,47% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com dados da entidade, foram emplacados 200.095 mil unidades no nono mês de 2015. Trata-se do pior nível para o mês desde 2006, quando 159 mil veículos foram licenciados.

 Modelo mais vendido do Brasil pelo segundo mês consecutivo, o GM Onix foi o único que conseguiu passar a meta de dez mil unidades comercializadas em setembro. Segundo o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o hatch da GM registrou 10.212 unidades vendidas no mês que passou. Em segundo lugar, ficou o Hyundai HB20, que fechou o mês com 8.889, pouco à frente do Fiat Palio, que alcançou 8.761 unidades comercializadas.

Com 7.486, o Ford Ka chegou em quarto, superando o Renault Sandero, em quinto, com 6.369, e o Toyota Corolla, em sexto, com 5.775. Em sétimo lugar aparece o VW Fox, com 5.749 (excluindo os números do Crossfox), em oitavo o Honda HR-V, com 5.747, e, em nono, o Fiat Uno, com 5.684. Quem fecha o TOP10 é, por incrível que pareça, o Jeep Renegade, com 5.677 unidades comercializadas em setembro.

O recorde negativo ficou por conta do Volkswagen Gol, que pela primeira vez desde a década de 1980 ficou de fora da lista dos dez carros mais vendidos do Brasil. Foram apenas 5.254 unidades vendidas, número que o coloca na décima primeira colocação.

Ibama de olho

O escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes em 11 milhões de veículos movidos a Diesel da Volkswagen derrubou as ações da empresa alemã, provocou a renúncia do presidente-executivo da fabricante, Martin Winterkorn, renderá, provavelmente, uma multa bilionária, e ligou um sinal de alerta justamente no momento em que o mundo mais “se preocupa” com as questões ambientais. Não se descarta a possibilidade de que outras fabricantes tenham adotado atitudes semelhantes.

Apesar da Volkswagen ainda não ter entrado em detalhes sobre os mercados nos quais os carros envolvidos são vendidos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) decidiu investigar a fabricante. Importada da Argentina e equipada com motor fabricado na Alemanha, a caminhonete Amarok é o único carro movido a Diesel vendido no país pela Volkswagen, portanto esse será o modelo investigado. A Volkswagen ainda não confirmou se o modelo vendido por aqui tem ou não o equipamento.

Para quem não viu ou para quem não entendeu, a fraude era realizada da seguinte forma: Os veículos eram equipados com um software que reconhecia quando o carro estava sendo submetido a testes de emissões de poluentes. Assim, os resultados eram alterados, atendendo o que é exigido pelas normas de mercado como o norte-americano, onde o esquema foi descoberto.

Enquanto isso…

A Toyota apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a quarta geração do híbrido Prius, que começa a ser vendido no Japão neste ano e chegará, aos poucos, aos outros mercados operados pela fabricante. O modelo atual já é comercializado por aqui, mas a novidade é melhor ainda. A Toyota tem planos para produzir o carro movido à combustão e eletricidade na planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP).

A fabricante japonesa estaria só aguardando incentivos à fabricação de veículos híbridos por parte do governo brasileiro para iniciar as adaptações na planta que produzirá o modelo. Será que rola ainda em 2016? Vamos torcer que sim. Vale ressaltar que a atual geração do Toyota Prius, importada do Japão, é vendida no Brasil por preços que partem de R$ 115.500.

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

Check Also

Saindo do forno

Novidade alemã no Brasil A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (30), o início das vendas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.