Letras e definições

No passado recente, lá pelos nos 1980 e 1990, as quatro fabricantes que dominavam o mercado automobilístico brasileiro – Volkswagen, Chevrolet, Ford e Fiat – tinham seus modelos classificados pelas siglas, que o colocavam em patamares diferentes. O VW Gol, por exemplo, ia do “L” ao “GTi”. O Fiat Uno, do “S” ao “CSL”, passando pela exclusiva 1.6R. A Chevrolet utilizava siglas como GL e GLS, e a Ford encorpava os nomes de seus modelos com as siglas GLX e LDO. Hoje, a moda é batizar as versões dos carros com nomes completos, como Titanium e Vivace, mas as siglas ainda servem para classificar alguns modelos e é sobre isso que falaremos hoje na nossa coluna.

CHEVROLET
Em 2012, a Chevrolet passou a adotar a nova nomenclatura em sua linha de modelos no Brasil, ficando de acordo com outros mercados onde a fabricante atua. Entraram em cena as siglas “LS”, “LT” e “LTZ”, que classificam os modelos, da versão de entrada, passando pela intermediária, até a top de linha. Elas significam, respectivamente, Luxury Standard, Luxury Touring e a Luxury Touring + “Z”, que por ser a última letra do alfabeto representa a versão topo de linha.

VOLKSWAGEN 
Tirando o clássico Golf GTi, as siglas não classificam mais todos os modelos da Volkswagen no Brasil, mas elas continuam presentes nas configurações dos carros da fabricante alemã. Apesar das linhas dos modelos serem divididas por “Trendline”, “Comfortline” e “Highline”, se nos depararmos com um Fox ou Voyage na rua, podemos reparar na sigla MSI ou TSI na parte traseira, que fazem menção a atributos do motor do carro. “TSI” significa turbo stratified injection e representa os carros turbinados. Já “MSI” significa multipoint sequential injection. A clássica GTi, quer dizer Grand Turismo Injection.

FIAT
A fabricante italiana também deixou para trás, quase que por completo as siglas. Agora, a maioria de seus modelos são classificados por nomes como Attractive, Essence, Absolute e Sporting. No entanto, as clássicas letras ainda estão presentes em alguns modelos, mesmo que de forma tímida. O Fiat Siena, por exemplo é classificado como “EL” (Elegance) e as versões da Fiat Strada são classificadas como “CS” (Cabine Simples), “CD” (Cabine Dupla) e “CE” (Cabine Estendida)

FORD
Curiosamente, as siglas utilizadas pela fabricante norte-americana em seus modelos, “S”, “SE” e “SEL”, não têm um significado definido, mas há uma ordem crescente nelas. A versão “S” é de entrada, a “SE” é intermediária e a “SEL” a topo de linha. A “XLT” que define alguns modelos topos de linha significa Extra Luxe Total e a “ST”, que representa as versões esportivas, significa Sports Technology.

AS OUTRAS
A japonesa Honda também utiliza as siglas para classificar os modelos de sua linha. “DX” significa De Luxe (Entrada), “LX” – Luxury (Intermediária), “EX” – Executive (Intermediária incrementada), e “ELX” – Electronic Luxe Extra (Topo de linha. Segundo a fabricante, as siglas “LXS”, “LXR” e “EXR”, que classificam a linha Civic, não têm significado específico. A Toyota também classifica seus modelos desta maneira. “XEi” significa Extra Executive, X – Extra, “XS” – Extra Standard, “XLS” – Extra Luxe Standard.

MERCADO
Com metade do mês de outubro para trás, a tendência é que tenhamos números de venda ligeiramente melhores que o registrado no fraco setembro passado. A liderança do ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) continua sendo do GM Onix, com 6.015 unidades vendidas até sábado, 17. Em segundo lugar, está o Hyundai HB20, com 5.321 e em terceiro o Fiat Palio, com 4.221. Com 3.430 unidades comercializadas até agora, o GM Prisma surpreende na quarta colocação, superando o VW Gol, que fecha o TOP5, com 3.401.

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

Check Also

Saindo do forno

Novidade alemã no Brasil A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (30), o início das vendas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.