Paixão por automóveis

Iniciamos hoje a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “Paz no Trânsito”. Desejamos que as pessoas tenham a consciência de que não é difícil fazer um trânsito menos violento, com mais respeito a motoristas, pedestres e ciclistas. Ao sair de casa, se possível, vá de bike ou a pé. Se o carro for necessário, seja educado, paciente e respeitoso.

O MAIOR DOS SALÕES
Esse espaço aqui já foi utilizado para mostrar que marcas como a sueca Volvo, por exemplo, estão repensando, para o futuro, as participações nos salões do automóvel, deixando para apresentar as novidades em ações de internet. No entanto, há alguns eventos que são como “Copa do Mundo” ou “Olimpíadas” dos automóveis e ficar de fora, para algumas fabricantes, é quase um crime. Um desses é o Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha, o maior de todos. De 17 a 27 de setembro, os olhos dos apaixonados por carros estão voltados para lá, isso se não for possível estar lá.

ANTI-HRV DA TOYOTA
As duas gigantes japonesas – Honda e Toyota – disputam um campeonato à parte, como um Flamengo x Vasco, ou Brasil x Argentina, e ficar atrás custa caro. Para frear ou superar o sucesso do HR-V, a Toyota já está testando o substituto do SUV pequeno da Honda. Flagrado camuflado rodando pela Europa, o modelo foi mais uma vez mostrado em forma do conceito C-HR em Frankfurt. Em 2014, uma versão do protótipo já tinha aparecido no Salão de Paris. Não se sabe muita coisa ainda sobre o modelo, mas, segundo a fabricante, ele foi desenvolvido sobre uma nova plataforma e pode apresentar motorização híbrida. A expectativa é de que ele seja lançado ainda este ano.

NOVO SPORTAGE
A Kia Motors levou para o Salão de Frankfurt a nova versão do SUV Sportage, que, segundo a Revista Quatro Rodas, será vendido no Brasil em 2016. Com 5 centímetros a mais que o modelo atual, o lançamento tem maior entre eixo e porta malas com maior capacidade – de 503 litros. Em relação à motorização, ainda não está confirmada qual chegará por aqui, mas há opções 1.6 e 2.0, que vão de 132 a 177 cavalos de potência. Já a transmissão pode ser manual de seis marchas ou de dupla embreagem com sete marchas.

O CARRO DA MAÇÃ
Apesar de ainda estar na fase de rumores, o carro autônomo da Apple parece estar muito próximo de se tornar realidade. Informações divulgadas pelo jornal The Guardian dizem que a empresa já está se reunindo com autoridades ligadas ao departamento de trânsito da Califórnia no intuito de marcar testes públicos do protótipo.

Carros autônomos já são realidade há alguns anos, com empresas como Audi, Honda, BMW e até a Google demonstrando evoluções a cada ano. Apesar da Apple não divulgar nenhuma informação sobre o projeto, há informações de que a empresa contratou executivos e engenheiros vindos de fabricantes de automóveis. Será que nossos netos vão ver carros Google e Apple circulando pelas ruas?

DESOBRIGAÇÃO INJUSTA
O governo fez um estardalhaço sobre o extintor ABC, como se ele fosse resolver todos os problemas do mundo, mas acabou adiando algumas vezes a obrigatoriedade no uso do equipamento, já que muitos proprietários de veículos que não o tinham estavam com dificuldades de encontrar no mercado.

Agora, depois de muitos terem gastado mais de R$ 100 por equipamento, o governo decide que… extintores de incêndio não são mais obrigatórios em  carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. O uso é facultativo e a ausência não mais será considerada infração e nem resultará em multa.

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

Check Also

Abertas as inscrições para o Festival “Curta com Vida”

O Festival Curta com Vida é uma competição de vídeos, promovida pelo Automóvel Clube Brasileiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.