“Não ter perfil nas mídias sociais é inadmissível para qualquer negócio”, diz especialista

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, Google +, Vimeo, Tumblr, Snapchat… São muitas as mídias sociais e, se por um lado para algumas pessoas elas são apenas um passatempo, para muitas outras fazem parte de uma estratégia. Isso mesmo! Tanto para profissionais da área de comunicação, marketing e publicidade, quanto para empresas que vêem as mídias sociais como o meio de aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio. “Ter uma presença digital é muito importante porque é o meio mais fácil, rápido e barato de se chegar ao público alvo. Além disso, desde a criação da internet, o consumidor mudou e vai em busca da informação. E ela está mais acessível. Não ter perfil nas mídias sociais é inadmissível para qualquer negócio”, afirma a especialista em mídias sociais e marketing digital Patricia Andrade Ladeira.

"As mídias são o meio mais fácil, rápido e certeiro de chegar ao seu público alvo, até porque ela é alimentada pelas redes sociais (pessoas)", diz Patricia Andrade Ladeira (Foto: Arquivo Pessoal)
“As mídias são o meio mais fácil, rápido e certeiro de chegar ao seu público alvo, até porque ela é alimentada pelas redes sociais (pessoas)”, diz Patricia Andrade Ladeira (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas não basta ter um perfil. E é justamente isso que ainda não está claro para usuários comuns e empresários. É preciso, em primeiro lugar, um profissional, e não apenas alguém que saiba publicar em cada um das mídias. É preciso planejamento e estratégia para que os objetivos sejam alcançados. Se não for desta maneira, certamente o trabalho não terá o reconhecimento necessário e pode até afastar o público do seu negócio. Patricia Andrade Ladeira diz que o erro mais comum é a autopromoção. “As pessoas confundem marketing com autopromoção e fazem das mídias sociais um meio para propaganda. E isso, afasta o usuário. Além disso, erros gramaticais são fatais. Uma marca que não conhece o seu próprio idioma não gera credibilidade. Você pode trabalhar dentro das características de cada ferramenta, mas com coerência e coesão”, explica.

E se alguém duvida se é possível fazer a divulgação de uma empresa/marca/pessoa somente pelas mídias online, a especialista afirma: “É possível. Com certeza! A internet é um universo com mais de bilhões de usuários”. E ainda questiona: “Quer um meio melhor?”.

Patricia Andrade Ladeira lembra ainda que a internet não é mais o futuro e sim o presente. “E as mídias são o meio mais fácil, rápido e certeiro de chegar ao seu público alvo, até porque ela é alimentada pelas redes sociais (pessoas)”, concluiu a especialista.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.