Rene Silva e o sonho em ouvir a voz da comunidade

(Colaborou Mayara Silveira)

Rene Silva: "Meu sonho é ver cada vez mais uma juventude pensadora e escolhendo suas profissões sem ter medo de sonhar e alcançar seus objetivos" (Foto: Betinho Casas Novas)
Rene Silva: “Meu sonho é ver cada vez mais uma juventude pensadora e escolhendo suas profissões sem ter medo de sonhar e alcançar seus objetivos” (Foto: Betinho Casas Novas)

Rene Silva tem muita história para contar e causas pelas quais deseja lutar. Aos 11 anos criou o jornal Voz da Comunidade – cuja primeira edição foi impressa em agosto de 2005. Aos 17 narrou a ocupação do Complexo do Alemão em tempo real. Em entrevista ao Portal O Rio, ele lembra que o jornal surgiu três meses após participar de um projeto na escola onde alunos reivindicavam melhorias na educação. O nome “Voz da comunidade” foi escolhido com objetivo de dar voz aos moradores da comunidade, que nunca tiveram oportunidade de falar na grande mídia. Hoje, a equipe do jornal conta com qautro jornalistas e dois fotógrafos. Melissa Cannabrava, Marcella Melo, Renato Moura, Luana Melo, Rene Silva e Betinho Casas Novas são os responsáveis pela construção do jornal, que é mensal e tem distribuição gratuita.

Em 2010, o programa de televisão Caldeirão do Huck construiu uma sede pra a equipe, que foi usada durante três anos. Funcionava dentro de uma pousada do AfroReggae, que foi ameaçado pelo tráfico e expulso do Alemão. Na ação, Atearam fogo no espaço. Com isso, o jornal ficou sem uma redação durante dois anos. Voltaram a ter um local de trabalho esse ano, em 2015.

Confira agora algumas curiosidades desse idealizador social.

O que sentiu ao palestrar em Harvard?

Foi incrível. Eu nunca imaginei compartilhar esta história com o mundo e poder motivar outros jovens em sua carreira.

Quais são os seus sonhos?

Meu sonho é ver cada vez mais uma juventude pensadora e escolhendo suas profissões sem ter medo de sonhar e alcançar seus objetivos.

Como quer ser lembrado?

Caramba… Que pergunta difícil, hein?! Estou trabalhando todos os dias para fazer a comunicação comunitária cada vez mais democrática. Todo mundo deve se comunicar.

Como define a comunicação comunitária?

Comunicação comunitária, para mim, é dar oportunidade da comunidade falar o que quer, se expressar como quer e não seguir as tradicionais regras do jornalismo criada pelos grandes chefes de redações para não tratar de tais assuntos, tais pessoas ou tal lugar da cidade.

Qual é o seu objetivo profissional?

Tornar-me um empreendedor na área de comunicação comunitária pela América Latina toda.

Quem mais te apoia?

Meus amigos e alguns familiares.

Quais são seus novos projetos?

Estou planejando morar um tempo fora do Brasil para estudar e aprender mais sobre tecnologia e comunicação alternativa pelo mundo.

O que você tem a dizer para os jovens da comunicação que não sabem em qual área trabalhar?

Lutem para ter um trabalho na área que vocês gostam. Não se deixem levar pela necessidade e acabar esquecendo o maior sonho de transformar o mundo para melhor cada vez mais através da comunicação.

Três perguntas para Rene Silva:

Do que você tem medo?

Aranhas (risos).

O que você gosta de fazer quando não está trabalhando no jornal?

Curto muito sair com meus amigos para curtir um bom filme no cinema, andar pelo shopping e experimentar variados tipos de comidas… Amo doces! (risos)

Qual é a sua posição em relação aos ataques com faca, tão noticiados ultimamente?

Minha posição é que prender não é a solução para combater esse tipo de violência. Se não houver uma educação de qualidade dentro das escolas públicas, onde as crianças possam crescer e virar bons cidadãos, isso talvez não acontecesse. Não tem que remediar. É preciso prevenir.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Doar não Cansa faz ação solidária no Lixão de Jardim Gramacho

No próximo domingo (22), o projeto Doar Não Cansa, em parceria com a Life Change …

One comment

  1. Prezada Mayara, desculpe se o comentário decepcionar seus leitores. A pergunta que faltou foi a seguinte: Rene SIlva, porque você está há mais de 4 anos sem estudar? Na última resposta ele dá como solução algo em que não acredita nem pratica: a preparação acadêmica. Vale ressaltar que segundo ele mesmo atesta, diversas universidades boas lhe ofertaram bolsa integral. Esta foi a principal razão de eu ter me afastado dos projetos deste jovem lider social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.