Sucos detox: saiba o que é mito e verdade

Receitas infinitas, resultados milagrosos e, pronto, consumo popularizado. Parece ter sido essa a receita para fazer com que os sucos detox se tornassem queridinhos. Mas, afinal, você sabe mesmo como age esse suco no seu organismo? Diante da aderência carioca a este tipo de suco, o Portal O Rio conversou com Mariana Escanho, nutricionista especializada em Nutrição Esportiva. De imediato, Escanho esclareceu: é mito que os sucos detox fazem emagrecer em poucos dias. “Há realmente receitas muito boas, mas o emagrecimento vem da junção de uma boa alimentação, e não exclusivamente de um copo de suco”, disse a nutricionista.

O suco detox nada mais é que “uma mistura de ingredientes funcionais que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, justamente pela presença de alimentos diuréticos, e são saudáveis pela mistura de micronutrientes que eles apresentam”, explicou Escanho. Ou seja, o suco detox ganhou essa característica de “receita milagrosa para emagrecer” porque ele inibe a retenção de líquidos, o que provoca a sensação de inchaço.

Talvez a outra explicação para a popularização dos sucos detox seja a ausência de restrições. Segundo Escanho, qualquer pessoa pode consumir. “Se houver algum quadro de diabetes é preferível bater o suco com aveia ou linhaça, por exemplo, pois ajudam a reduzir o índice glicêmico. Mas não há restrições”, explicou a nutricionista que ainda apontou para a periodicidade e rotina na ingestão do suco. “Não há um horário exato para consumir. Mas gosto do seu consumo pela manhã visando seu poder de hidratação e fornecimento de energia. O excesso de suco não é interessante, até porque também temos que comer as frutas e mastigá-las. Eu recomendo um copo por dia”, disse.

Quando o assunto é combinação de alimentos, Escanho afirma: “Não gosto de regras para esses sucos. Acho interessante a pessoa fazer misturas de ingredientes conforme também a sua criatividade. Mas é claro que um gengibre, hortelã sempre cai bem! Gosto muito do suco a base de abacaxi, por ele ter um grande efeito diurético, ajuda no alívio da sensação de retenção de líquidos”.

Para concluir Mariana Escanho ensina uma receita prática de suco detox. Segue abaixo:

1 fatia grossa de abacaxi
1 pedaço pequeno de gengibre
1 folha de couve
2 folhas de hortelã
1 copo (200ml) de água
Bata todos ingredientes no liquidificador, não coe, e sirva com gelo.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Check Also

Pizza: receitas saudáveis e nutritivas

Quem não gosta de pizza? Poucos sabem, mas a pizza é um alimento que fornece vários …

One comment

  1. Muito esclarecedora a matéria. Não existe nada milagroso que emagreça sem alimentação adequada e prática de exercícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.