Conheça alguns alimentos que ajudam a emagrecer

Comer guloseimas ou “meter o pé na jaca” sem engordar ou fazer mal à saúde é o sonho de muitas pessoas. A realidade não é essa, mas é possível emagrecer de forma saudável se alimentando de forma correta. O que nem todo mundo sabe é que alguns alimentos ajudam nesse processo. Os alimentos referidos são os termogênicos que, segundo a nutricionista Fernanda Regent, “aceleram o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e a queima de gordura, favorecendo o emagrecimento”. Essa foi a explicação de Regent para o Portal O Rio. O resultado, porém, não é o mesmo em todas as pessoas e a nutricionista ratifica que isso é preciso ficar claro: “O efeito de cada alimento pode variar de pessoa para pessoa e a ingestão sempre deve estar associada a uma alimentação adequada para atingir os objetivos esperados. Não existe alimento milagroso”.

Confira alguns alimentos termogênicos e suas propriedades, segundo Fernanda Regent:

  • Canela: tem ação estimulante, que aumenta a temperatura corporal. Uma boa opção é consumi-la com frutas.
  • Pimenta vermelha: a capsaicina presente na pimenta é a substância responsável pela estimulação da termogênese. É essa substância também que confere o sabor de ardência à especiaria. É contraindicada em casos de gastrite.
  • Água gelada: por incrível que pareça a água pode sim ter ação termogênica. Quando é ingerida gelada o corpo precisa equilibrar a temperatura dela com a sua própria temperatura, que é de aproximadamente 36ºC, aumentando o gasto energético. Outras bebidas consumidas geladas também têm o mesmo efeito.
  • Café: devido a grande concentração de cafeína, substância estimulante, o café aumenta o metabolismo e a temperatura corporal. Mas cuidado: quando consumido em grande quantidade pode ter muitos efeitos adversos, como taquicardia e insônia, por exemplo.
  • Chá verde: além de conter cafeína este chá é rico em catequinas, que aumentam a termogênese e a queima de gordura. Mas atenção aqui: o chá verde deve ser consumido em cápsula ou em chá quando preparado direto da erva seca. Os saquinhos industrializados e bebidas prontas não contém a mesma concentração de catequinas.

Ainda de acordo com Fernanda Regent, outros alimentos que também são considerados termogênicos são o gengibre, o guaraná em pó e a mostarda.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Check Also

Pizza: receitas saudáveis e nutritivas

Quem não gosta de pizza? Poucos sabem, mas a pizza é um alimento que fornece vários …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.