Charme: uma mistura de ritmos que deu muito certo

Perder 350 calorias em uma hora é o sonho de qualquer pessoa que busca por isso. Já pensou perder todas essas calorias dançando, ao invés de correr na esteira ou andar por minutos em uma bicicleta que não sai do lugar? Sim, é possível! A dança é o charme, “ritmo tipicamente carioca, que nasceu nos anos 1980, a partir de uma mistura do funk americano com o soul e o R&B”. Essa explicação é do professor de dança Maurício Rubão, que conversou com o Portal O Rio.

O charme é uma dança que atrai mulheres e homens, pode ser feita em grupo ou individualmente, não tem restrição de idade e trabalha o corpo todo. “O ritmo mexe com pernas, braços, bumbum, barriga, e em uma hora de aula é possível eliminar até 350 calorias. O charme ajuda a emagrecer, aliviar o estresse, a memória, o trabalho em grupo, a socialização, e é uma grande diversão”, afirma o professor ao ratificar que a dança é unissex, embora as aulas sejam mais frequentadas por mulheres e em bailes e festas o público seja mais equilibrado.

Em bailes há competições de coreografias e iniciantes podem ficar inibidos. Mas o professor garante que não há necessidade. “No início a pessoa pode ter dificuldade para pegar as coreografias, mas não é nada muito difícil. As músicas são atuais e as coreografias fáceis de seguir. Já na terceira aula iniciantes conseguem pegar o ritmo”, concluiu Rubão.

No Rio há lugares já conhecidos e festas tradicionais onde se pratica o charme. Viaduto de Madureira, Estudantina, “Baile Black Bom”, “Eu Amo Baile Charme”, “Baile Souldoriodejaneiro” são alguns deles.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Check Also

Viva os cachos: 1º Encontro Cacheia + Casa Nostra Cosméticos no Rio

Cacheadas, fiquem atentas! No dia 9 de julho, de 10h as 18h, acontece o 1º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.