Aprenda a fazer massagens caseiras e cuidar dos fios em casa

Engana-se quem pensa que com a chegada das estações mais frias pode deixar o cabelo longe das massagens, dos tratamentos e dos cuidados para deixar os fios hidratados e mais bonitos. O verão exige atenção redobrada, mas o inverno também. Edu Rodriguez, hairstylist do Glam Coiffeur, explica: “O clima seco da estação pode deixar o cabelo repleto de pontinhos brancos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados específicos durante os dias frios. Não descuidar da hidratação, acertar a temperatura da água do banho, usar os cosméticos certos são alguns dos cuidados que não podem faltar”.

A preguiça de cuidar dos fios em casa pode ser um motivo para que as pessoas abandonem os tratamentos e descuidem dos fios. Então, para facilitar a vida de quem precisa de praticidade no dia a dia, mas exige qualidade e beleza, o Portal O Rio selecionou uma receita caseira, e simples, que não pode ser abandonada nessa estação. A receita é de Edu Rodriguez, hairstylist do Glam Coiffeur, que garante a qualidade dos tratamentos caseiros: “Eles ajudam a manter um tratamento mais profundo feito por um profissional”.

1 colher de chá de azeite extra virgem ou coco extra virgem
1 colher de chá de bepantol líquido, solução
2 colheres de sopa de sua máscara de hidratação

Passo a passo: Lave bem os cabelos apenas com shampoo. Depois, misture todos ingredientes e aplique mecha por mecha, sempre três dedos longe da raiz. Para finalizar, coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos.

Cuidar dos fios e hidratá-los é mais simples do que parece. E para facilitar ainda mais, Rodriguez contibuiu com um passo a passo para qualquer tipo de hidratação caseira. “Para hidratar seus cabelos da forma certa, após lavá-los com shampoo anti resíduo, retire o excesso de água com auxílio de uma toalha  e aplique a máscara de tratamento adequada ao seu tipo de cabelo. Depois divida o cabelo em diversas mechas e aplique a máscara hidratante individualmente em cada uma, massageando a mecha ao longo do comprimento do cabelo, até sentir que o produto está sendo ‘absorvido’. Após aplicação deixe o produto agir conforme a indicação, se possível enrolando os cabelos em uma toalha úmida  ou utilizando uma touca térmica. Enxague com água fria ou morna e seque como de costume”.

A  professora Elisabeth Barcellos, do Centro Universitário Celso Lisboa, ratifica sobre o ressecamento causado pelo inverno. “O vento também agride o fio”, disse Barcellos, que ainda deu uma dica. “O óleo de argan é uma forma de hidratação. Em um creme neutro, coloque algumas gotas, deixe 20 minutos e depois enxague”. Barcellos diz que outra forma de permanecer com o cabelo bonito é saber o shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de fio.

Rodriguez explica, porém, que não são apenas as massagens que resolvem os problemas dos fios. Uma boa alimentação contribui para a beleza e hidratação do cabelo. “Uma alimentação saudável rica em vitamina A, ômega 3, 6 e 9 , frutas vermelhas, como amora, framboesa e morango, e os antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios. Ainda favorecem a microcirculação no couro cabeludo. A vitamina C encontrada nessas frutas também  está ligada à hidratação e prevenção da queda dos fios”, afirmou o hairstylist do Glam Coiffeur. Já quando o assunto são práticas comuns, e que quase ninguém percebe sozinho que é um erro, Rodriguez apontou alguns: “Esfregar a toalha, substituir o condicionador pela máscara, esquecer o termoativo, prender com elástico, usar a chapinha para ajeitar os fios, passar química em casa mesmo e cortar o cabelo só uma vez por ano ou nem isso”.

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Check Also

Batons metálicos: entre nessa moda você também

Sucesso há alguns anos, os batons metálicos voltaram com tudo! Mas, calma! Apesar de ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.