8 frutas típicas da estação para aproveitar o melhor do outono

O consumo de frutas frescas como hábito saudável é geralmente associado à primavera e ao verão. Por isso, a qualidade da alimentação de algumas pessoas costuma diminuir bastante nos meses mais frios. Somada a isso está a velha desculpa, de que, no outono e no inverno, a fome, especialmente por doces e alimentos calóricos, aumenta.

Como resultado, meses de alimentação balanceada e saudável são deixados de lado. Além de uns quilinhos a mais, esse hábito pode comprometer a boa saúde conquistada nos meses mais quentes. “No entanto, é possível, sim, aproveitar as temperaturas mais amenas para cuidar da saúde e se alimentar bem. Engana-se quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável, pois há muitas frutas próprias da época que podem ser consumidas sem medo”, afirma Yolanda Schrank, endocrinologista do Bronstein Medicina Diagnóstica.

Para comprovar, Schrank  lista oito opções saborosas e saudáveis das melhores frutas da estação.

1. Abacate

O abacate, apesar de ser uma fruta de alto teor de gordura, é rico em gordura boa, que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim. Essa propriedade ainda confere mais viço e elasticidade à pele. Outra vantagem da fruta – que pode ser consumida como sobremesa ou em saladas – é a alta concentração de ferro e magnésio, além de vitamina C. A fruta deve ser evitada apenas se você está acima do peso.

2. Banana

Fruta símbolo do Brasil, a banana é também a mais consumida pelos brasileiros. Fonte de potássio, é excelente para a saúde dos músculos e do coração. Além disso, seu alto valor calórico funciona como uma saudável fonte de energia.

3. Caqui

É uma das preferidas da estação. Seu sabor doce agrada a diversos paladares e cai muito bem como uma sobremesa saudável. Apesar de doce, é pouco calórico e fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Suas principais vantagens são a saúde da pele e dos olhos.

4. Carambola

Essa fruta altamente refrescante e hidratante é também diurética e, por isso, deve ser evitada apenas por pessoas que têm problemas renais. Se esse não é seu caso, aproveite o alto teor de vitaminas A, C e do complexo B.

5. Figo

Fonte de zinco e fibras, o figo contém alto teor de antocianidina, substância de poder antioxidante presente em alimentos de coloração roxa. Porém, a fruta deve ser consumida com moderação por causa do alto índice glicêmico. Além disso, prefira a variedade orgânica, já que as produzidas em larga escala têm excesso de agrotóxicos na casca.

6. Goiaba

Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra. E o melhor: contém pouco açúcar e gordura. A fruta é ideal para cuidar da saúde dos dentes e dos ossos, além de ser benéfica para o coração.

7. Tangerina

Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados e costuma fazer muito sucesso nesta época do ano. Mas, assim como a laranja, é preciso ser consumido com moderação por causa do alto teor de açúcar.

8. Açaí

A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. Mas é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. Nela também encontramos vitaminas C, B1 e B2, além de uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio. O consumo moderado da fruta causa efeito antioxidante, vasodilatador, anti-inflamatório, tônico e energético, entre outros. Por isso é muito indicado na prevenção de doenças cardíacas e derrames. Atualmente, a indústria de cosméticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes e xampus, entre outros produtos de beleza.

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