5 cuidados essenciais com as tranças afro

(Colaborou Rafaela Siqueira)

O penteado popularmente conhecido como rastafári (ou box braids) faz a cabeça de homens e mulheres que apostam em uma mudança no visual sem a agressão das químicas ou uma transição capilar sem sofrimento.

Big Chop (ou seja “grande corte”, quando se corta todo o cabelo com química, ficando apenas o natural) e transição podem ser termos assustadores para quem passou muito tempo dependente de químicas de transformação: relaxamentos, progressivas, dentre outros. As tranças são uma alternativa para quem quer evitar cortar as madeixas curtíssimas ou fazer malabarismos para esconder o crescimento da raiz.

O que muitos não sabem é que as tranças necessitam de praticamente os mesmos cuidados básicos que os cabelos soltos.

CUIDADOS
– A lavagem deve ser feita normalmente! Uma ou duas vezes na semana, de preferência pela manhã, para que o cabelo tenha tempo para secar. Caso não seja possível, lavagens noturnas devem ser finalizadas com o secador para evitar acordar em uma piscina ou até mesmo mofar a raiz do cabelo.

– Não é recomendável o uso de condicionador ou máscaras de hidratação, para evitar caspas e excesso de resíduos que podem embolar os fios naturais na hora da retirada das tranças. O shampoo, pelo mesmo motivo, deve ser diluído em água. A quantidade de água deve ser igual à de shampoo.

– Para que o penteado dure mais sem que os fios da raiz se soltem das tranças, é recomendável dormir com uma touca ou lenço que proteja a cabeça.

– A manutenção deve ser feita conforme o crescimento da raiz e por todo o comprimento. O ideal é retirar as tranças, pelo menos, a cada três meses e aproveitar para hidratar os fios e deixá-los descansar por um dia. Demorar demais para retirar ou refazer as tranças pode embolar muito os fios em crescimento e causar dor na hora de desembaraçar.

– Shampoos anticaspa são uma boa saída, caso as tranças estejam muito apertadas e causando coceira. Nesse caso, os pontinhos brancos na raiz do cabelo são absolutamente normais, a não ser que demonstrem sinais de irritação.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Batons metálicos: entre nessa moda você também

Sucesso há alguns anos, os batons metálicos voltaram com tudo! Mas, calma! Apesar de ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.