Tem, mas tá em falta

Para comprar um Honda HR-V é preciso entrar na fila (Foto: Honda/divulgação)

Lançamento aguardado como uma criança espera seu desejado presente de Natal após escrever a cartinha para o Papai Noel, o Honda HR-V, lançado em março, já tem longa fila de espera de consumidores que desejam adquirir o SUV. É algo parecido com o que ocorreu com o Hyundai HB20 nos primeiros meses de venda, quando clientes que queriam comprar o carro tinham que dar um sinal e aguardar até 90 dias para receber o carro. Naquela época faltavam carros até para o test drive, mas pelo menos isso parece não estar ocorrendo no caso da Honda. Aqui no Rio, uma concessionária na Barra da Tijuca tem o carro para o test drive, mas não para vender. A vendedora chegou a indicar o Consórcio Nacional Honda como uma maneira mais rápida de adquirir o modelo. Comprando por lá, no entanto, nem todas as versões estão disponíveis.

A dica da coluna para quem quer comprar o carro é a seguinte: Faça o test drive e, se gostou muito do carro, verifique se a concessionária tem uma fila de espera. Mas lembre-se! O HR-V não vai parar de ser produzido amanhã. Uma paciente espera pode trazer mais benefícios que malefícios.

Novidades na VW

A Volkswagen anunciou nesta semana a chegada de alguns modelos de sua linha 2016 às concessionárias. Gol, Voyage, UP! e Saveiro chegam com algumas pequenas e quase imperceptíveis novidades, como mudanças no acabamento interno de Gol e Voyage e novos tapetes e chaves para o UP!

Enquanto uns modelos estão adiantados, outros estão “atrasados”. Ainda importada do México, a linha 2015 do VW Jetta é outra novidade nas concessionárias da fabricante alemã. O carro chega com novo visual na traseira e na dianteira e estreia da versão Trendline, que tem preço sugerido de R$ 69.900.A versão Comfortline sai por R$ 73.990 e a topo de linha Highline custa R$ 93.990. A expectativa é de que o sedã passe a ser fabricado no país, em São Bernardo do Campo, ainda este ano.

Documentos, por favor

No último dia 16, venceu o pagamento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos carros com placa de final 9. Assim, está encerrado o prazo para pagamento do imposto. Agora, com as taxas pagas, chega a hora de começar a preparar o carro para a vistoria anual que o deixa apto a ser licenciado para o exercício 2015. Vale lembrar, no entanto, que os carros fabricados a partir de 2013 estão dispensados da vistoria. Para estes, basta agendar no site do Detran o serviço de licenciamento anual sem vistoria e escolher um posto para pegar a documentação.

Os donos de carros de placa final 7 e 6 devem ficar atentos, pois o prazo para o licenciamento anual destes veículos vai só até o dia 31 de maio. Então ainda dá tempo de entrar no site do Detran e agendar. Antes de levar o carro para a vistoria é bom verificar o funcionamento de extintor, faróis, lanternas, luz interna e se certificar do bom estado do triângulo, macaco e pneus, incluindo o estepe. Com tudo isso certinho seu carro será licenciado sem exigências.

Mercado

Até sábado, o Hundai HB20 continuava liderando o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, com 6.915 unidades comercializadas. A disputa pelo segundo lugar estava bem acirrada, com o GM Onix na frente, com 6.588, contra 6.568 do Fiat Palio. Em quarto lugar, estava o VW Gol, com 5.813, e em quinto, o Fiat Uno, com 5.672 unidades comercializadas.

Citado aqui na coluna como artigo raro nas prateleiras, o Honda HR-V registrou até sábado 3.717 unidades comercializadas, número que o coloca muito perto do TOP10 do mês.

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

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