Planetário do Rio dá mais um passo rumo à acessibilidade

Rampa de acesso (Foto: Divulgação)
Rampa de acesso (Foto: Divulgação)

O Planetário da cidade do Rio de Janeiro acaba de inaugurar sua rampa de acesso na entrada principal. Este é apenas mais um passo do Museu rumo a total acessibilidade. A rampa, que foi inaugurada em março, facilita a entrada do público com dificuldade de locomoção ao Museu do Universo – principal atração do Planetário.

Dentre as ações já implantadas, que permitem ao público portador de necessidades especiais uma experiência confortável, estão as cabines de banheiro para deficientes e os experimentos em uma altura totalmente alcançável para o público cadeirante, isso sem contar o livre acesso de cães-guia as dependências do Museu do Universo. Para o público com deficiência auditiva, há sessões especiais, totalmente produzidas na linguagem brasileira de sinais. Porém, um dos grandes destaques fica para a rampa interna com piso podo tátil, que faz a ligação entre os andares do Museu e torna a visita possível a todos.

O objetivo da Fundação é tornar o prédio totalmente adequado às exigências legais de acessibilidade até 2022.

45 ANOS DA FUNDAÇÃO PLANETÁRIO
Todas essas mudanças fazem parte das comemorações aos 45 anos do Planetário do Rio de Janeiro. A instituição, uma das mais importantes na difusão da Astronomia na América Latina, traz para a cidade um museu totalmente novo e moderno. O Museu do Universo é totalmente reformulado com equipamentos interativos da mais alta tecnologia digital, como hologramas, vídeos, sistema 3D e aparelhos em touchscreen. Isso sem deixar de lado os deficientes visuais, que poderão aproveitar o conteúdo exposto por meio da adaptação em braile dos aparelhos.

O investimento mostra a preocupação da Fundação em tornar a astronomia e ciências afins acessíveis para todo o público interessado, independentemente de qualquer tipo de limitação ou dificuldade.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.