Saúde da mulher: como prevenir doenças

A máxima “prevenir é melhor do que remediar” aplica-se perfeitamente quando o assunto é a saúde da mulher. É o que afirma Mário de Barros Filho, chefe do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Pasteur. Para o médico, é possível passar pelas diferentes fases desfrutando de bem-estar e com mais qualidade de vida. O especialista explica que, tendo atenção às particularidades de cada momento, as mulheres poderão manter-se saudáveis ao longo dos anos.

“A partir dos primeiros anos da vida sexual, as mulheres devem estar atentas aos cuidados relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente com o vírus do HPV, diretamente relacionado à incidência do câncer de colo de útero”, informa.

Mário de Barros Filho explica ainda que a vigilância deve ser constante e os cuidados não devem se limitar aos exames ginecológicos preventivos. “O check-up precisa ser contínuo, e o ideal é consultar um clínico geral e um cardiologista, para que análises complementares sejam realizadas, como hemograma e exames de glicemia, colesterol, triglicérides, ácido úrico e urina”, sinaliza o especialista.

Como cada pessoa tem um organismo diferente, é muito importante que o médico faça uma avaliação completa antes de pedir os exames: “Vale investigar ainda antecedentes familiares, assim como o estilo de vida de cada mulher, observando hábitos alimentares, se é tabagista e se tem problemas com obesidade.” Para as mulheres que não possuem doenças na família, o ideal é que façam uma avaliação a cada seis meses, dependendo da idade.

Confira abaixo um guia detalhado sobre os cuidados necessários nas diferentes fases da vida da mulher.

Da primeira menstruação até os 30 anos

Mário de Barros Filho informa que, ainda que a mulher não tenha iniciado a vida sexual, é importante visitar um ginecologista para fazer exames de rotina. Dentre eles, o exame clínico das mamas (palpação por profissional de saúde), para detectar nódulos e prevenir o câncer de mama; papanicolau e pélvico, ambos indicados para a prevenção do câncer do colo do útero; e exames de sangue, para que possam ser avaliados os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos, função renal e hormônios tireoidianos. “Essas verificações auxiliam o médico no diagnóstico de problemas cardíacos e da tireoide, além do diabetes e da hipertensão”, sinaliza.

Após os 30 anos

Além de manter o check-up regular anual, a mulher deverá ter cuidado com o aparelho reprodutor, pois nessa fase aumenta a incidência de câncer de colo do útero, além do câncer de mama. Deverão ser repetidos os exames mencionados anteriormente, com a adição da ultrassonografia das mamas e da radiografia do tórax (no caso das tabagistas).

Após os 40 anos

Esse é um momento em que a mulher deverá estar atenta aos cuidados relacionados à menopausa e osteoporose. Além dos exames indicados acima, o especialista recomenda a realização da densitometria óssea, que detecta a perda da massa óssea, a cada dois anos, e testes sobre o perfil hormonal – aqueles indicados para as mulheres na fase do climatério, na qual a menstruação apresenta irregularidades, indicando a chegada da menopausa.

“É importante realizar ainda a ecografia pélvica e transvaginal, que avalia os ovários e verifica a presença de cistos e problemas no endométrio, como pólipos e miomas. Outro exame que indico são os do trato intestinal, pois nessa faixa etária observa-se uma incidência maior de câncer do intestino”, diz Mário de Barros Filho.

Acima dos 50 anos

A partir dessa idade, o médico afirma que os cuidados deverão ser ainda maiores. Além de todos os exames mencionados, é importante verificar, a cada seis meses, a presença do diabetes, da hipertensão arterial e da osteosporose. “O controle do peso e exames oftalmológicos e cardiológicos deverão fazer parte da rotina semestral das mulheres”, alerta o especialista.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Trança boxeadora: perfeita para qualquer ocasião

As tranças são sempre ótimas opções quando o assunto é penteado. Elas podem ser embutidas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.