Samba na Calçada: um projeto cultural em Campo Grande

samba
Projeto cultural Samba na Calçada (Fotos: Reprodução Facebook)

“O samba é minha raiz, minha herança, meu viver. Me consola a beleza que ninguém deseja achar”, assim já dizia a grande mestre do samba Dona Ivone Lara. E para aqueles que sentem o corpo vibrar só de escutar o ritmo, em Campo Grande (Zona Oeste do Rio) é possível se divertir ao som de uma verdadeira roda de samba. Todo segundo sábado do mês acontece o “Samba na Calçada”. Organizado por Raul, Diego, Jorge, Cayo, Rafael, Serginho, Alex, Bruno e Leandro, o evento busca resgatar a cultura do samba antigo e todos os personagens que fizeram parte deste meio. Além da música, o público ainda pode se deliciar com feijoada, liberada a noite toda!

De acordo com os organizadores, a ideia do evento surgiu durante uma conversa de bar: “Pensamos que o bairro de Campo Grande estava carente de um evento diferente, onde a cultura do samba de raiz fosse evidenciada”. O grupo responsável pelo som é o Samba D’ Aurora, que explora compositores que fizeram a história do samba, bem como novos sambistas que não deixam a cultura de raiz ser esquecida.

SAMBA NA CALÇADA
O projeto cultural Samba na Calçada acontece desde novembro de 2013 e, além de trazer a cultura do samba para a região, tinha o objetivo de ajudar o Cessé (que faz a famosa feijoada do evento) e divulgar o grupo Samba D’Aurora. E se no início o público era formado apenas por amigos, hoje o Samba na Calçada atrai pessoas de diversas regiões. Segundo os organizadores, além de moradores de Campo Grande e bairros vizinhos, o evento já conta com um fiel público que vem da Zona Norte a até mesmo de Niterói.

Além do tradicional samba, o grupo que organiza o evento promete difundir outros tipos de arte na região. Ainda este ano, eles pretendem inovar com rodas de capoeira, jongo e trazer danças folclóricas para o evento.

GRAVAÇÃO DVD
Neste ano, o dia 14 de março foi especial para o Samba na Calçada. Foi nesta data que aconteceu a gravação do primeiro DVD do projeto, que teve como principal objetivo promover o grupo Samba D’Aurora. De acordo com os organizadores do evento, foram aproximadamente 800 pessoas que compareceram no dia 14 de março. A gravação contou com a participação especial da intérprete Jussara Maria.

O projeto cultural Samba na Calçada é realizado na Rua Rua Mário Mendes, 437, Campo Grande, de 16h às 24h. Os ingressos custam R$ 10 até as 18h e R$ 20, após as 18h.

About Juliana Torres

Co-fundadora do Portal O Rio, Juliana Torres administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. A jornalista, que é pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação, já passou por assessorias de comunicação e redações de jornais impressos.

Check Also

Viva os cachos: 1º Encontro Cacheia + Casa Nostra Cosméticos no Rio

Cacheadas, fiquem atentas! No dia 9 de julho, de 10h as 18h, acontece o 1º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.