Oratória: a maior aliada para o sucesso profissional

Atualmente o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades, dentre elas, a capacidade de comunicar-se de forma eficaz apresenta-se como uma das mais exigidas.

Falar bem, com segurança, elegância e naturalidade em qualquer situação é imprescindível, principalmente aos microempreendedores, já que é por meio da comunicação que mantemos um número maior de contatos diários, seja em negociação com clientes, fornecedores, possíveis parceiros, ou em palestras, cursos, reuniões, ordens, contraordens e até mesmo em recados, bate-papo informais etc.

De acordo com Laila Wajntraub, fonoaudióloga, professora de oratória e diretora do Clube da Fala, saber se comunicar ressalta a assertividade na fala, característica imprescindível para os empreendedores, que precisam resolver muitos problemas dentro do seu negócio. “Geralmente os empreendedores atuam em várias frentes para conseguirem alcançar seus objetivos no empreendimento, por isso, a habilidade na comunicação é sua maior aliada. É através da oratória que ele terá uma comunicação clara, eficiente, assertiva, não apenas com a comunicação verbal, mas, sobretudo na comunicação não verbal, seja com os funcionários ou com clientes, fornecedores ou possíveis parceiros”, enfatiza.

FOBIA
Por outro lado, estudos apontam que falar em público é o segundo maior medo da população, perdendo apenas para o da violência. No entanto, é possível desenvolver, aperfeiçoar e valorizar a comunicação oral aplicando técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória, garante a fonoaudióloga. “Muitas pessoas são especialistas em seus ramos de trabalho, algumas possuem até especializações como mestrado ou doutorado, mas quando precisam expor seus conhecimentos não agem com a mesma desenvoltura. Atualmente, precisamos compartilhar conhecimentos mesmo em atividades ditas como mais técnicas. Negociar, liderar e saber se expressar com clareza são competências cada vez mais exigidas para os profissionais, independentemente da área de atuação. A concorrência é alta e para manter o posicionamento no mercado, um dos pontos principais é saber se relacionar bem e se expressar em público”, reforça.

A fonoaudióloga acrescenta ainda que a arte do falar bem, com segurança, elegância e naturalidade em qualquer situação, não se restringe a bons feitos apenas ao mundo dos negócios, mas também no ambiente familiar ou entre amigos. “Para se ter uma ideia, de acordo com estudos realizados pela Universidade de Harward, 55% da importância na comunicação vai para o que as pessoas estão vendo, enquanto 38% é a voz, e apenas 7%, o conteúdo, ou seja a forma como a pessoa se apresenta é muito mais importante do que o que ela está falando. Além disso, a habilidade na fala, fortalece a autoestima e aprimora a capacidade de comunicar-se com eficácia em qualquer ambiente e para públicos distintos”, complementa.

AUTOCONHECIMENTO
O autoconhecimento é outro fator importante para o bom desempenho na comunicação. Segundo a diretora do Clube da Fala, o empreendedor deve reconhecer em quais situações se sente mais confortável, em quais é mais difícil se comunicar, se tem dificuldades para falar com as pessoas pela primeira vez, quais são seus mecanismos de defesa, se tem dificuldades em lidar com hierarquias, com pessoas do mesmo ramo de atuação ou não etc. O segredo para alcançar resultados positivos é se expor ao máximo nessas situações que sejam mais difíceis, pois um empreendedor tem, por obrigação, que estar sempre muito bem preparado para falar em qualquer situação.

Vale ressaltar que a oratória não é importante apenas para falar em público, mas, fundamental para qualquer situação de comunicação. “A partir do momento em que você se apresenta com empreendedor você já está usando a oratória. Quando falamos com duas ou três pessoas, também. A questão é saber identificar as diferenças na comunicação de acordo com os seus objetivos: minha comunicação é para vender alguma coisa? É para estimular, é para passar um conhecimento? São essas as perguntas que devemos fazer antes de qualquer apresentação e nos preparar para fazê-la da forma mais assertiva possível”, orienta.

DICAS PARA MELHORAR A HABILIDADE DA COMUNICAÇÃO
Entenda como funciona sua comunicação através da auto avaliação por meio de filmagem com imagem e áudio. Se observando o empreendedor aprende a perceber a realidade da sua comunicação.

Grave a leitura de um texto. A voz que ouvimos quando falamos é diferente da realidade, é mais imponente e grave. Quando ouvimos a nossa voz em uma gravação, a voz geralmente se torna mais anasalada, fina e sem tanta força. É essa a voz que as pessoas escutam.

Treine uma apresentação da sua empresa, afinal é isso que o empreendedor mais fará. Lembre-se: não basta entender do negócio, mais que isso, é preciso saber encantar com a apresentação.

Ao assistir e ouvir a gravação, assinale os pontos fortes nas habilidades de comunicação: tenho uma boa apresentação pessoal, uma voz agradável, habilidade de empatia, sei usar bem o vocabulário, tenho o vocabulário amplo, tenho senso de humor?

Na sequência, liste os pontos a serem aperfeiçoados e trabalhe em cima deles.

Embora seja difícil, pois depende muito da prática, se observe enquanto estiver falando, sua postura corporal, como está usando o olhar, as mãos, a voz, se está ocupando o espaço todo, se as pessoas estão atentas ou dispersas etc.

Pratique, pratique e pratique. Não existe milagre, oratória é pratica, é preciso controlar as emoções, o nervosismo, fazer com que a adrenalina seja metabolizada mais rápido possível pelo organismo, e seguir sem parar, enfrentar as situações desconfortáveis.

AULA GRATUITA
O Clube da Fala oferece na última segunda-feira de cada mês uma aula gratuita, às 19h30, na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 807/1105, em Copacabana. A próxima aula gratuita será apresentada no dia 30. Os interessados devem se inscrever pelo site. Mais informações nos telefones (21) 3285-1036 / (21) 96401-8566.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

O empreendedorismo de Romario Regis

(Colaborou Mayara Silveira) Coordenador da agência PapaGoiaba – que atua nos municípios de São Gonçalo, …

3 comments

  1. Arvinis skriver:Privat vÃ¥rd kommer aldrig kunna täcka alla vÃ¥ra vÃ¥rdbehov. Det är för dyrt och ger oftast ingen vinst. Se pÃ¥ USA. All tung, kostsam kirurgi sköts pÃ¥ offentliga sjukhus medan lättare kirurgi, elektivt, skönhet etc tagits över av nÃg¤irÂnƒslivet. Sen fÃ¥r man frÃ¥ga sig, vilket privat bolag har som mÃ¥l att samhället ska bli frist? Inget är svaret. För inget privat bolag har som mÃ¥l att avskaffa sig självt.

  2. Ahhh, le Viognier magique et ses propriétés euphorisantes qui ne le sont pas moins…Du 100% naturel, ça aussi! ;-)Voilà qui solutionne mon interrogation sur le type de petites bouteilles à amener le 23 (avec modération, forcément…)

  3. Apple now has Rhapsody as an app, which is a great start, but it is currently hampered by the inability to store locally on your iPod, and has a dismal 64kbps bit rate. If this changes, then it will somewhat negate this advantage for the Zune, but the 10 songs per month will still be a big plus in Zune Pass’ favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.