Governo oferece teste rápido de HIV em Madureira

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Laboratório de Pesquisas Clínicas de Aids da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza testes rápidos de HIV em Madureira, das 19h às 23h, todas as quartas-feiras, embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, na Zona Norte do Rio. Educadores sociais integram o projeto, fazendo a abordagem inicial ao público e tirando dúvidas. No local, também são distribuídos preservativos e materiais informativos. Quem recebe resultado positivo já tem uma consulta marcada no Hospital São Francisco de Assis para início do tratamento. Já foram realizados mais de 500 testes.

“Nós já havíamos feito um trabalho semelhante no bairro um ano e meio antes, em parceria com uma Organização Não Governamental de São Paulo. Com os bons resultados obtidos no trailer, decidimos continuar esta ação, agora em parceria com a Fiocruz, que está desenvolvendo pesquisas sobre Aids. Usar camisinha e fazer o teste para detectar precocemente a doença é o que chamamos, atualmente, de prevenção combinada. Esta é a ideia que queremos passar à população”, explicou o técnico da Gerência de DST/ Aids, Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Saúde, Nelio Zuccaro.

IMPORTÂNCIA DO EXAME

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, das pessoas que possuem HIV, que representa 0,6% da população, 40% convivem com a doença hoje, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo sem que a pessoa sinta sintomas.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.