Rio tem 17 praias classificadas como “não recomendadas”

Copacabana, uma das mais famosas do Rio, é uma das praias cuja areia foi considerada não recomendada
Copacabana, uma das mais famosas do Rio, é uma das praias cuja areia foi considerada não recomendada

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMAC) divulgou nova avaliação da qualidade da areia de 36 praias da cidade, monitoradas quinzenalmente pelo órgão municipal. Segundo o levantamento, apenas quatro praias tiveram sua qualidade da areia consideradas “ótima”. Quatro foram consideradas “regular”, 11 “boa” e 17 “não recomendada”. O resultado da pesquisa, realizada entre os dias 9 e 23 de fevereiro, levou em consideração a quantidade de coliformes totais e da bactéria Escherichia Coli presentes nas amostras coletadas.

Abaixo o critério de classificação, que mostra a quantidade de coliformes totais e da bactéria Escherichia Coli, e foi utilizado para determinar qualidade da areia:

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Classificação Coliformes totais Escherichia coli
(NMP/100g) (NMP/100g)
Ótima até 10.000 até 40
Boa > 10.000 a 20.000 > 40 a 400
Regular > 20.000 a 30.000 > 400 a 3.800
Não Recomendada acima de 30.000 acima de 3.800

PRAIAS NÃO RECOMENDADAS

Foram classificadas como praias não recomendadas as seguintes: Arpoador, Leme, Copacabana (trechos da República do Peru, Barão de Ipanema, Souza Lima), Leblon (trechos da Bartolomeu Mitre e Visconde de Albuquerque), Botafogo, Central (Urca), Praia do Diabo, Barra da Tijuca (trechos do Quebra Mar, Pepê e Ayrton Senna), Barra de Guaratiba, Praia da Imbuca (na Ilha de Paquetá), Recôncavo (Sepetiba) e Piscinão de Ramos.

PRAIAS REGULARES

Praia de Ipanema (trecho Maria Quitéria), São Conrado (Asa Delta), Barra da Tijuca (trecho Condomínio Barramares) e Grumari (trecho Rio Mundo) tiveram suas areias classificadas como regulares.

PRAIAS BOAS

As praias do Flamengo, Vermelha (Urca) Ipanema (trecho Paul Redfern), São Conrado (trecho Hotel Nacional), Macumba (Recreio), Grumari, José Bonifácio (Ilha de Paquetá), Moreninha (Ilha de Paquetá), Bica (Ilha do Governador), Engenhoca (Ilha do Governador), Guanabara (Ilha do Governador) tiveram suas areias classificadas como boas.

PRAIAS ÓTIMAS

Apenas as areias de Ramos, Prainha, Reserva e Pontal (Recreio) tiveram suas areias qualificadas como ótimas.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.