Folião: oito dicas para você

Aos que vão cair na folia ainda hoje é preciso muita disposição e energia, porque as festas acabam  só na próxima semana. No Rio de Janeiro, o calor anima cariocas e visitantes, mas poucos foliões se lembram do cuidado com a saúde e cometem alguns erros. Para não perder nenhum dia de Carnaval e orientar os foliões, o médico ortomolecular carioca, Luiz Jabbur, que tem clínica em Belo Horizonte e passou a atender nesse ano também no Rio de Janeiro, dá dicas para todos aproveitarem o carnaval com saúde, sem se desidratar.

  1. No verão perde-se mais água pela transpiração, então tenha atenção redobrada para se hidratar! Beba pelo menos um copo de 250mL a cada hora e tente sempre levar uma garrafinha de agua com você. A quantidade ideal de água varia de acordo com o peso e a conta é simples: basta multiplicar sua peso por 0,035 e saberá quanto deve beber ao longo do dia (por exemplo: uma pessoa de 70kg deve beber 2,4 L por dia);
  2. Lembre-se que o álcool desidrata o organismo, portanto mesmo que esteja bebendo cerveja ou outra bebida alcoólica, altere com água para evitar a desidratação e aproveitar mais tempo a festa;
  3. Abuse da água de coco! É uma excelente opção para repor os eletrólitos que são perdidos pelo organismo nessa época de calor e agitação do carnaval. Além de natural, tem poucas calorias e hidrata bem o organismo. Outra opção, não tão natural mas algumas vezes mais prática, são os isotônicos que podem estar sempre à mão em qualquer padaria ou supermercado. Mas cuidado com o sódio presente nessas fórmulas (não abuse!).
  4. Muito cuidado com o uso dos energéticos! A cafeína presente em sua fórmula mais o sabor adocicado pode levar ao consumo em excesso e, quando isso acontece, pode  causar taquicardia, perda do sono e agitação dentre outros sintomas.
  5. Um bom indicador da sua hidratação é a sua urina, então obteve-a. Se estiver escura e com cheiro forte é sinal de desidratação. Quando clara indica que o organismo está bem hidratado.
  6. Respeite seu corpo. A desidratação é grave e danosa ao organismo. Se você se descuidou e acabou se desidratando, mesmo que levemente, tente se resguardar do sol e busque se reidratar bebendo pequenas quantidades de água (nunca beba uma quantidade enorme de uma vez pois isso pode causar outros danos à saúde). Se a desidratação é grave e somada a outros quadros, como náusea, vômitos e diarréia  procure ajuda médica imediatamente, pois em alguns casos somente a reposição oral não é suficiente.
  7. Tenha uma alimentação repleta de vegetais e frutas, pois além de hidratarem, apresentam como característica serem ricos em minerais que são perdidos na transpiração, têm compostos antioxidantes que inibem a ação de radicais livres e ainda ajudam a manter a forma física para o carnaval.
  8. Cuidado com os excessos que a época do carnaval traz. Aproveite bastante essa época zelando pela sua saúde. Lembre-se de usar chapéu/boné, filtro solar, roupas leves, se hidratar e usar preservativo.

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