Painel em estação contará histórias do bairro de Ipanema

Entrar na Estação Nossa Senhora da Paz da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) pelo acesso da Rua Joana Angélica, em Ipanema, será como voltar no tempo. Quando a estação estiver funcionando, no primeiro semestre de 2016, o túnel subterrâneo vai contar – em azulejos – como as histórias do bairro e da Paróquia Nossa Senhora da Paz se misturam.

Tudo começa com uma notícia de jornal sobre o fim da 1ª Guerra Mundial. Há também referências da primeira escola do bairro, o Ginásio Franciscano, e da procissão em que a imagem da Santa foi levada da Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana para Ipanema. As pinturas lembram ainda de Pixinguinha, com seu sax e a partitura de “Carinhoso”. O compositor morreu dentro da igreja, numa cerimônia de batismo no sábado de Carnaval, fato recordado pela Banda de Ipanema. O Cine Pax não podia ser esquecido, já que marcou a vida de tantas gerações. A Nossa Senhora da Paz, claro, encerra a história, abençoando a nova estação.

O trabalho é do arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que há 24 anos restaurou a Igreja Nossa Senhora da Paz. A ideia, aliás, surgiu num bate papo com o padre Manoel. Foi ele quem deu detalhes históricos e ajudou a relacionar as curiosidades que seriam contadas.

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já instalou um painel adesivado com essas imagens, que servirão de referência para a aplicação dos azulejos, ao fim da obra. A estação também está em fase de acabamentos. O piso de granito foi assentado no nível de acesso pela Rua Joana Angélica e na área onde ficarão as catracas e bilheterias. As pastilhas verdes e revestimento em tons pastéis já estão na parede.

Linha 4

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna, pagando apenas uma tarifa.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Pôr do sol em Ipanema – Impressão de Fellipe Galvão Giagio

Sol, calor, praia, verão… Essa é a cara do Rio e do carioca que, já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.