O segredo do sucesso compartilhado no setor de franquias

É indiscutível que a disseminação de uma receita de sucesso tem gerado cada vez mais lucros nos negócios. Em acelerado crescimento, o setor de franchising forma novas redes e multiplica a receita dos franqueadores. De acordo com um levantamento, só em 2013, surgiram no mercado 277 novas franquias, o que exigiu o desenvolvimento de um serviço especializado de formatação de franquias.

O aumento da demanda acarretou na ampliação das consultorias em finanças, padronização da marca, além da elaboração de contratos, Circular de Oferta e todo acompanhamento tributário. Através de um estudo minucioso de franqueabilidade é possível planejar os investimentos, projetar os resultados a médio e longo prazo, desenvolver manuais, padronizar a arquitetura e estabelecer as taxas do sistema, tais como: franquia, royalties e publicidade.

O ponto de equilíbrio operacional capaz de garantir um retorno com receita acima da despesa é encontrado após um rigoroso estudo de mercado. Através desta análise é possível avaliar a viabilidade de expandir a rede própria ou tornar-se uma rede de franquias. O que gerou a tendência de unificação dos serviços jurídicos para formatação do negócio, atrelando uma consultoria permanente na expansão da marca e reduzindo a vulnerabilidade com a parceria dos contadores.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 92,4% das 2.703 redes em operação no país, são genuinamente brasileiras, um aumento de 11,4% em relação a 2012. O Brasil ocupa a terceira colocação mundial, atrás apenas da China e Coréia da Sul com faturamento de R$ 115 bilhões, gerando mais de um milhão de empregos diretos no mercado de franquias.

CRESCIMENTO DAS REDES

A busca pela beleza aqueceu o setor que cresceu 23,9%, no ano passado, alcançando a 2ª posição no ranking mundial de franquias em Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, de acordo com a ABIHPE. Responsável por 57% da população consumidora do Rio de Janeiro, segundo a ABF, a Classe C tem importante papel no setor de microfranquias.

As microfranquias continuam em alta. No último ano, segundo a ABF, R$ 5,9 bilhões foram faturados pelo segmento, o que representa um crescimento de 31%. Também aumentou o número de marcas que apostaram neste formato. Hoje existem 384 ativas, ou seja, 4% a mais que o levantamento anterior.

About Seus direitos

Às terças-feiras, de 15 em 15 dias, o advogado David Nigri, bacharel em Direito pela Faculdade Candido Mendes e pós-graduado em Direito Tributário na Fundação Getúlio Vargas, escreve sobre um tema de sua atuação (Empresarial, Tributário, Imobiliário, Petróleo, Concurso Público e Seguro). Além de advogado, David Nigri é titular do escritório que leva o seu nome e conselheiro do Conselho Empresarial de Franquias da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Mais informações, ligue (21) 2220-2112 ou acesse www.davidnigri.com.br.

Check Also

O desemprego na Geração Y

O momento desfavorável no mercado de trabalho não tem hora nem idade para acontecer. De …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.