Remakes e Reboots

A falta de criatividade em todas as mídias de entretenimento é flagrante. Jogos, programas de tv e principalmente filmes sofrem dessa “seca” criativa há bastante tempo.

Na 7ª arte, esse problema trouxe dois fenômenos recorrentes nos últimos anos: O remake e o reboot. Remake é quando pegam uma história já contada, famosa ou não, e recontam, mantendo toda a cronologia e formato do original, somente adaptando para a época no qual será lançada. O reboot é quando pegam somente a premissa dessa história e contam de forma totalmente diferente, mudando cronologia, ambientação e até personagens.

Eu, particularmente, sempre fico com um pé atrás se tratando desses casos. Muitos remakes de clássicos ficam ruins por vários motivos, desde um cast de atores que não cumpre bem os papéis até erros de direção. E no caso dos reboots, muitas premissas só funcionaram na época que foram lançadas e perdem toda a “magia” quando relançadas posteriormente.

Porém, dentro disso tudo, existem casos de reboots/remakes que ficaram melhores ou pelo menos dignos aos originais. Vou citar aqui alguns:

Onze homens e um segredo (Ocean’s Eleven), 2001 – Remake do clássico interpretado por Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr em 1960, não deve nada ao original. As piadas, a junção de astros do quilate de Brad Pitt, George Clooney, Julia Roberts e Andy Garcia além das inúmeras referências ao original fazem com que o filme funcione muito bem.

Os Infiltrados (Departed), 2006 – Reboot de um filme de Hong Kong datado de 2001, Os Infiltrados conta com Martin Scorcese na direção e um cast com Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson e Mark Wahlberg. O filme foi multi premiado, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor no Oscar de 2007.

 

 

 

 

 

About De olho na 7ª arte

Jonathan Miranda é carioca, mas não gosta de praia e ama frio. Criador e gestor do portal PlayStorm, jornalista por formação, amante da 7ª arte e apavorado por estar chegando aos 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.