Abre o olho, Volks!

Você sabe qual carro liderou por mais tempo o ranking nacional de licenciamento de veículos? Errou quem pensou no Fusca, mas pelo menos acertou a marca. Líder de mercado desde 1987, o Volkswagen Gol bateu o recorde do tão querido “besourinho” em 2011, mas é bem possível que não complete este ano no topo.

Prejudicado pela retirada do modelo da geração 4 do mercado, versão que era responsável pela maior parte das vendas, o carro já perdeu a liderança mensal em agosto e vê o Fiat Palio se aproximando cada vez mais no ranking anual. Segundo a Fenabrave, foram vendidas este ano 130.989 unidades do VW Gol, contra 123.485 do Fiat Palio, portanto a diferença é de 7504.

A diferença não é pequena, mas vamos fazer uma análise nos números de setembro para tentarmos imaginar o que pode acontecer nos próximos meses. Até agora, foram comercializadas em setembro 10.627 unidades do Fiat Palio, 1784 a mais que o Volkswagen Gol (8843).

Os rumores são cada vez frequentes sobre uma nova versão do carro-chefe da marca alemã, portanto é de se esperar que os números diminuam ainda mais nos três meses restantes do ano. Se o Fiat Palio aumentar essa diferença em 1.000 unidades a cada mês irá superar o Gol e pela primeira vez em quase 30 anos teremos uma mudança na liderança anual. Acho muito possível e até provável. Pago para ver!

O legal disso tudo, no entanto, é que a Volkswagen perceberá que precisa trabalhar em uma versão moderna e competitiva para voltar à liderança. Precisará colocar no mercado um veículo realmente novo. As especulações dão conta de um carro que seria posicionado entre o Fox e o Golf, mas será que ele vem com preço competitivo para vender mais de 10.000 unidades mensais? Será que uma versão 1.0 voltará a vender bem? O fato é que o biênio 2015-2016 será animado para o mercado brasileiro, com briga apertada pelo topo do ranking de vendas e a chegada de novos produtos.

Já que estamos falando de mercado, vamos completar o TOP5. Com 8.606 unidades vendidas em setembro, o GM Onix passou o Gol e ocupa a vice liderança. Hyundai HB20, com 6.648 unidades comercializadas e Fiat Siena, com 6.423, fecham a lista dos cinco automóveis mais vendidos em setembro. Temos que destacar a queda do VW Voyage no ranking, com somente 3.612 carros vendidos até agora. Para um modelo que tem media de 6,5 mil por mês, são números realmente baixos. A Volkswagen definitivamente precisa cuidar de seu quintal, pois não será possível viver de UP!

PROGRAMÃO

Ainda há ingressos para o Salão Internacional do Automóvel, que rola em São Paulo no final de outubro e início de novembro. É o típico programa pra pai e filho ou um grupo de amigos, mas é claro que as mulheres são muito bem vindas. Mais para frente farei uma coluna somente sobre o evento que, infelizmente, não poderei acompanhar de perto. Os ingressos estão no 4º lote, custam R$ 68, e podem ser comprados no site do salão. É cansativo e nos finais de semana é muito cheio, mas vale a pena!

About Sobre carros

Formado em jornalismo em 2005, Vinicius Palermo trabalha desde 2012 como editor em um jornal carioca. Apaixonado pelos automóveis e pelo Flamengo, ama a família e os animais, por quem luta por dias melhores no futuro. Acredita na máxima de plantar o bem para colher o bem.

Check Also

Despedida da SAAB

Conhecida pela espetacular Volvo e a fora de série Koenigsegg, a lista de fabricantes de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.