Uma super cake designer

De estudante de administração a cake designer proprietária de uma das empresas que tem se tornado referência em bolos personalizados, cupcakes e kits de festa em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Parece que ela pulou uma etapa, a formatura, e pulou mesmo. Em uma entrevista divertida, Ruana Oliveira, proprietária da Ru Cakes, contou com exclusividade ao Portal O Rio como tudo começou. Sempre simpática, a cake designer brincou quanto ao nervosismo da primeira entrevista, mas se saiu super bem até na hora de contar as principais dificuldades nesses dois anos de Ru Cakes. Vem conferir!

Como surgiu a Ru Cakes? De onde veio a ideia?
Tudo começou como uma brincadeira… Primeiro olhando receitas na Internet do tal cupcake, que era uma novidade deliciosa, e depois fazendo em casa para os amigos. A primeira vez fiz sem recheio, sem graça, e todos já adoraram! Logo depois foi aniversário de uma amiga e resolvi levar para dar de presente. Dessa vez resolvi colocar um recheio e “bombou”! Isso foi em agosto de 2012, está fazendo dois anos… Em dezembro do mesmo ano, uma amiga fez um chá de bebê e me pediu para fazer alguns. Dessa vez confeitadinhos, de acordo com o tema, e me perguntou qual era o valor… Eu não fazia ideia de quanto cobrar e cobrei só o material. Com o facebook cheio de amigos, comecei a postar fotos e foi tomando uma proporção que eu não imaginava. Comecei a cobrar, passar noites sem dormir e ainda tinha que conciliar com trabalho (era assistente em uma empresa de construção civil) e faculdade (de administração que abandonei faltando apenas 13 matérias e pretendo voltar em breve). Fiz alguns cursos e peguei muitas dicas com a vovó até que me dei conta de que deveria fazer uma escolha… Amando muito tudo o que estava acontecendo, optei por ser quem sou hoje.

E o nome? Por que Ru Cakes?
O nome Ru Cakes não foi criado. Minha tia achou que eu deveria ter um e-mail para falar com as pessoas e criou esse. Confesso que no começo achei estranho, mas agora amo. Sou reconhecida desta forma, isso me faz sentir o máximo!

Você enfrentou alguma dificuldade (desde a criação da empresa até hoje)?
Encontrei diversas dificuldades… Primeiro trabalhar dentro do apartamento da minha mãe, fazer entregas em lugares que eu não conhecia, depois trabalhar na casa da minha sogra. Tudo isso até ter oportunidade de ter um cantinho, que graças a ajuda da minha tia e do meu tio, consegui. Hoje ainda vejo dificuldade com relação a entrega do produto, porque desejo atender qualquer bairro do Rio de Janeiro, mas o custo é alto, a mão de obra é difícil e o meio de transporte também, porque no Rio temos muito trânsito e o produto precisa de cuidado para ser transportado. Tudo isso está sendo estudado, se Deus quiser em breve teremos uma solução inovadora…

Em média, quantos bolos você faz por mês?
Em média são 120 encomendas por mês entre bolos, cupackes, doces… Varia um pouco de acordo com a época do ano. Mês de datas comemorativas – como dia das mães, pais, namorados e natal – faço muito mais.

Para você quais são os carros chefe da empresa? Qual a sua combinação preferida? E dos clientes? Já notou algum pedido que sempre se repete?
Os bolos mais vendidos da empresa são o de zebrinha, o do super pai e o do super namorado. As mulheres amam presentear os companheiros com esses “super”! Não tenho combinação preferida… As vezes me pedem algumas coisas que eu penso que não combina e quando está pronto fico boba. Adoro me surpreender! Acho que hoje eu não tenho um carro chefe. Acredito que o carro chefe sejam esses mais vendidos, porque são os que explodem na Internet e assim é feita uma divulgação do trabalho… No sabor, o chocolate nunca ficou para trás. Ele sempre se repete e não conheço quem não goste. Quando me pedem sugestão sempre vou nele. Mas o meu preferido é o bolo de massa branca com recheio de doce de leite e coco. Adoro!

Quantas pessoas atuam na produção dos produtos da Ru Cakes?
Hoje trabalho com mais duas pessoas, além do lancheiro que produz os salgadinhos e também os salgados para lanchonete que temos no centro de Campo Grande. São ótimos profissionais!

Há alguma novidade para breve que você queira apresentar aos seus clientes por meio do Portal O Rio?
Já trabalhamos com salgados na lanchonete e agora estamos vendendo também para as festas. Estamos divulgando kits com ótimos preços para que todos conheçam nossos salgados, que são de ótima qualidade. Trabalhamos para todo Rio de Janeiro, ainda com esse problema pendente da entrega, mas podendo fazer retirada estamos no centro de Campo Grande, próximo a rodoviária, que é um local de muito fácil acesso. Em breve pretendemos explodir no Rio inteiro com entregas com baixo custo!

Bolo lindo é imprescindível, segundo Ruana (Fotos: Arquivo Ru Cakes)
Bolo lindo é imprescindível, segundo Ruana (Fotos: Arquivo Ru Cakes)

Rapidinhas…

1) O que um bolo precisa ter (ou como precisa ser) para agradar a Ruana?
Estar lindo é imprescindível! Lindo não é suficiente, também precisa estar gostoso, mas antes de comer o cliente vê. Então é fundamental!

2) Que palavra a Ruana usa para definir a Ru Cakes?
Máquina de fazer sonhos. Afinal, o que seria de uma festa sem bolo?

3) Para a Ruana, cliente bom é cliente que..
Exigente, que deixa a gente com medo. Isso nos faz crescer sempre mais. E, lógico, cliente que sabe o que quer é tudo!

About Bianca Garcia

Co-fundadora do Portal O Rio, Bianca Garcia administra, edita e produz conteúdo para o site e para as redes sociais. Com experiência em jornal impresso e mídia social, a jornalista formada pela FACHA é também graduanda de Letras/Literatura pela UFF e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.