Na onda dos cachos

Chapinha, alisamento e escova são coisas do passado! A nova tendência é assumir os cachos soltos e naturais. A ditadura do liso absoluto, imposta pelos padrões de beleza da mídia e da sociedade, sacrificou a autoestima de milhares de mulheres que por anos esconderam a forma natural dos fios. De acordo com a publicitária Rosana Amendola, uma das responsáveis pela Casa Nostra Cosméticos – localizada no centro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio – é possível observar esta transição nos cabelos das clientes da loja. “Elas deixam a raiz crescer naturalmente e quando chega a um centímetro fazem o Big Chop, que nada mais é do que um “grande corte” para retirar a parte lisa do cabelo com química”, contou a publicitária.

Rosana, que tem cachos definidos e bem tratados, ressalta que os fios naturais resgatam valores que, por anos, foram negligenciados às mulheres com cabelos volumosos: “Assumir seu cabelo, seja ele como for, é um ato político e de autoafirmação”.

CUIDADOS

A empresária afirma que a beleza dos cachos e das ondas começa ainda na lavagem. “Usar shampoos sem sulfato e condicionadores sem parabenos são ideais”, destacou Rosana. E quando questionada sobre o trabalho para cuidar dos fios, a publicitária é enfática: “Não importa se ele é liso ou cacheado. Cabelos precisam de atenção e cuidado. Todas as mulheres, e também os homens, devem dedicar alguns minutos do dia para cuidar dos fios”.

A dica para manter os cabelos sempre bonitos é experimentar diferentes produtos e observar o resultado final. Ou seja, faça uma análise quando o cabelo estiver seco e finalizado e veja se está da forma que deseja. Cabelos cacheados perdem água com muita facilidade, por isso, Rosana recomenda o investimento em produtos bem emolientes. Ou seja, com óleo, aloe vera e manteiga de karité na composição.

CUSTOS

Segundo a publicitária, no mercado de cosméticos, os fabricantes desenvolvem produtos para todos os bolsos: “Na loja, temos desde o coringa que é o Yamasterol (R$ 6,79) até os finalizadores importados, como o da Redken (R$ 150), por exemplo”. Rosana disse ainda que a linha do momento é a Creoula, da Lola Cosmetics (uma marca jovem e ousada que investe nas cacheadas). “A linha é completa desde shampoo aos finalizadores. O grande destaque vai para a Água de Coco Lola Creoula 150ml (R$ 48,30), que serve para dar aquele “jeitinho” pela manhã nos cachos”, completou.

 

 

 

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