Oito dicas e alguns bons cliques

Para ajudar os papais e mamães, de primeira viagem ou não, o fotógrafo italiano Alessandro Cecconi, da Bebearte, deu oito dicas para um ensaio mais intimista, pessoal e sem qualquer ajuda de um profissional. Confira:

 1-      Fique sempre com a máquina pronta para fotografar. Nunca se sabe quando o bom momento vai aparecer. A palavra de ordem é naturalidade. A criança não precisa estar olhando para a câmera nem fazendo poses. Elas são naturalmente espontâneas. Num momento de brincadeira, comendo, sorrindo, chorando ou mesmo dormindo. Tudo tem seu charme.

2-     A luz natural é o ideal, mas evite o excesso de sol. Fora de casa um dia nublado é ótimo. A luz está bem fraca e não deixa sombras no rosto. Dentro de casa, procure locais mais iluminados, como os próximos a janelas, mas evite o sol direto.

3-     Ao ar livre, que dispensa o uso do flash. Na praia, em um jardim, em contato mais próximo com a natureza. Opte pelo começo da manhã ou o final da tarde onde o sol é mais fraco e não vai irritar os olhos da criança. Mas vale também dentro de casa. Pode-se registrar ótimos momentos no ambiente natural da criança. Preocupe-se em “limpar o local”. O excesso de informação, como muitos brinquedos ao redor ou almofadas em grande quantidade ou ainda colchas muito estampadas, pode desviar a atenção do foco principal: a criança.

4-     Com o irmãozinho, um amiguinho, os pais, os avós, um bichinho de estimação. Interagir pode deixar as fotos ainda mais naturais. Mas, sozinho também vale, claro.

5-     Em crianças muito pequenas, os detalhes podem fazer toda a diferença. As mãozinhas, as dobrinhas, os pezinhos, a boquinha. Esses registros devem ser feitos com a criança parada para a foto não ficar tremida. O ideal é que ela esteja dormindo.

6-     Fotos coloridas são lindas, mas as em preto e branco também têm seu charme. Aposte nelas. O impacto é grande e o resultado pode ficar maravilhoso.

7-     E para quem não tem uma máquina poderosa, uma boa notícia. Não é a câmera que tira as fotos. É sempre o fotografo. Até um iPhone pode tirar fotos maravilhosas. Apenas um alerta: não tem coisa pior que usar um zoom. Fique a uma distância ideal da criança, mas sem usar esse recurso.

8-     Fotos boas devem ser sempre imprimidas. Fica mais fácil de apreciar. A fotografia é a arte de escrever com luz, então, imprima sempre.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Câmeras e as Novas Tecnologias: workshop gratuito em Campo Grande

Nesta quinta (29), às 17h30, o West Shopping realiza o workshop gratuito “Câmeras e as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.